As estatinas baixam a pressão sanguínea assim como o colesterol?

Um mecanismo proposto para o benefício cardiológico das estatinas é de que elas podem também baixar a pressão sanguínea, além de baixar o colesterol. Estes pesquisadores italianos testaram esta noção através do monitoramento clínico e de 24 horas em ambulatório da pressão sanguínea num ensaio clínico randomizado duplo-cego com placebo. Eles inscreveram 508 pacientes com hipertensão leve e hiperlipidemia, com idades entre 45-70 anos, em 13 hospitais na Itália. Os participantes foram randomizados para tratamento anti-hipertensivo (hidroclorotiazida 25 mg uma vez ao dia ou fosinopril 20 mg uma vez ao dia) com ou sem a adição de uma estatina (pravastatina 40 mg uma vez ao dia). As pressões sanguíneas seriam medidas, tanto no monitoramento clínico como no ambulatorial, ao longo de todo o período do tratamento (média de 2,6 anos).

Os pesquisadores relatam que: "Tanto o grupo recebendo tratamento anti-hipertensivo sem pravastatina (n=254) (com pequena mudança no colesterol total) como o grupo recebendo tratamento anti-hipertensivo com pravastatina (n=253) (com redução marcante e sustentada no colesterol total e no colesterol de lipoproteína de baixa densidade) tiveram uma clara redução sustentada na pressão sistólica e diastólica medida em clínica assim como na pressão sanguínea sistólica e diastólica de 24 horas, diurna e noturna. A pravastatina teve um desempenho levemente pior que o placebo, e entre as diferenças de grupo não excedeu 1,9 mm Hg ao longo de todo o período de tratamento. Este também foi o caso quando os participantes que permaneceram em monoterapia com hidroclorotiazida ou fosinopril ao longo de todo o estudo foram considerados separadamente.”

Os autores concluíram que: "A administração de uma estatina nos pacientes hipertensos em que a pressão sanguínea é reduzida eficazmente por tratamento anti-hipertensivo concomitante não tem um efeito adicional de diminuição da pressão sanguínea."

Este estudo não encontra evidências que defendam a teoria de que as estatinas também baixam a pressão sanguínea além de baixarem o colesterol.

Para o artigo completo, clique aqui.

BMJ 340: c1197, 25 de março de 2010 © 2010 Mancia et al.
Statins, antihypertensive treatment, and blood pressure control in clinic and over 24 hours: evidence from PHYLLIS randomised double blind trial. Giuseppe Mancia, Gianfranco Parati, Miriam Revera, et al. Correspondências para G Mancia: giuseppe.mancia@unimib.it

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: estatina, pravastatina, hipertensão, pressão sanguínea, PHYLLIS, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr. Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 20 de abril de 2010