A disseminação do comportamento de consumo de álcool em uma grande rede social

Este estudo de coorte longitudinal por autores dos EUA explorou quantitativamente se o comportamento de consume de álcool se dissemina de pessoa a pessoa numa grande rede social de amigos, colegas de trabalho, irmãos, cônjuges, e vizinhos, acompanhados por 32 anos, 1971-2003. Os participantes foram 12.067 pessoas do Estudo do Coração de Framingham. O consumo de álcool autorrelatado (número de bebidas por semana em media ao longo do ano anterior e número de dias bebendo durante a última semana) e os laços da rede social foram medidos repetidamente ao longo do tempo.

Eles descobriram que: "Grupos de bebedores e abstêmios estiveram presentes na rede em todos os pontos de tempo, e os grupos se estendiam em até 3 graus de separação. Estes grupos não se deviam apenas à formação seletiva de laços sociais entre bebedores, mas também parecem refletir influência interpessoal. Mudanças no comportamento de consume de álcool da rede social de uma pessoa tiveram um efeito estatisticamente significativo no comportamento subsequente de consumo de álcool desta pessoa. Os comportamentos dos vizinhos imediatos e colegas de trabalho não estiveram significativamente associados ao comportamento do consumo de bebidas de uma pessoa, mas o comportamento de seus parentes e amigos esteve… {N}ão está claro se os efeitos de longo prazo na saúde são positivos ou negativos, porque já se mostrou que os efeitos do álcool na saúde são tanto nocivos como protetores."

Os autores concluíram que: "O fenômeno de rede parece influenciar o comportamento do consumo de álcool. Isto tem implicações para intervenções clínicas e de saúde pública e defende ainda mais as intervenções no nível dos grupos para reduzir o consumo problemático de bebidas."

Este estudo levanta mais questões do que responde e o tópico merece maior investigação.

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Ann Intern Med 152(7): 426-433, 6 de abril de 2010 © 2010 para a Faculdade Americana de Medicina
The Spread of Alcohol Consumption Behavior in a Large Social Network. J. Niels Rosenquist, Joanne Murabito, James H. Fowler, e Nicholas A. Christakis. Correspondências para Dr. Fowler: jhfowler@ucsd.edu

Categoria: Z. Problemas Sociais. Palavras-chave: consume de álcool, rede social, influência interpessoal, estudo de coorte, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr. Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 20 de abril de 2010