Pneumonia adquirida na comunidade aumentou em pacientes idosos que recebem antipsicóticos

Estes autores holandeses avaliaram se o uso típico ou atípico de antipsicóticos está associado a pneumonia fatal ou não-fatal em pessoas idosas num estudo de caso-controle aninhado, de base populacional. Os casos e os controles foram de uma coorte de pessoas que usavam uma droga antipsicótica, tinham 65 anos ou mais, e foram registradas no banco de dados nacional entre 1996 e 2006. Todos os pacientes dos casos eram pessoas com incidente de pneumonia adquirida na comunidade. Até 20 participantes de controle foram relacionados com cada paciente dos casos com base na idade, sexo, e data dos primeiros sintomas.

Eles descobriram que: "258 pacientes dos casos com incidente de pneumonia foram relacionados a 1686 participantes de controle. Sessenta e cinco (25%) dos pacientes dos casos morreram em 30 dias, e sua doença foi considerada fatal. O uso atual de droga antipsicótica, seja atípico (OR 2,61) ou típico (OR 1,76) foi associado a um aumento dependente da dose no risco para pneumonia comparado a uso de drogas antipsicóticas no passado. Apenas drogas antipsicóticas atípicas foram associadas a um aumento no risco para pneumonia fatal (OR 5,97).”

Os autores concluíram que: "O uso de drogas antipsicóticas, tanto atípico como típico, em pacientes idosos está associado, de maneira dose-dependente, ao risco para pneumonia adquirida na comunidade."

Mais evidências que sugerem a limitação do uso de antipsicóticos em idosos com demência.

Para o artigo completo, clique aqui.

Ann Intern Med 152(7): 418-425, 6 de abril de 2010 © 2010 para a Faculdade Americana de Medicina
Association of Community-Acquired Pneumonia With Antipsychotic Drug Use in Elderly Patients-A Nested Case-Control Study. Gianluca Trifiro, Giovanni Gambassi, Elif F. Sen, et al. Correspondências para Dr. Trifiro: g.trifiro@erasmusmc.nl

Categoria: R Respiratório, N. Neurológico. Palavras-chave: pneumonia adquirida na comunidade, idosos, demência, medicamentos antipsicóticos, estudo de caso-controle aninhado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr. Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 20 de abril de 2010