Anticorpos anti-peptídeos citrulinados de segunda geração para diagnosticar artrite reumatoide

Estes pesquisadores do Reino Unido compararam a precisão dos anticorpos anti-peptídeos citrulinados (ACPA) e o fator reumatoide no diagnóstico de artrite reumatoide em pacientes com sintomas iniciais da doença, numa revisão sistemática. Eles incluíram estudos que relataram dados 2 × 2 sobre o ACPA para o diagnóstico de artrite reumatoide.

Eles descobriram que: "151 estudos foram incluídos, com considerável heterogeneidade na sensibilidade (abrangência, 12% a 93%) e especificidade (abrangência, 63% a 100%). Em estudos de coorte que investigaram anticorpos anti-peptídeos citrulinados cíclicos (anti-CCP2) de segunda geração em pacientes com artrite reumatoide inicial (menos de 2 anos), a sensibilidade e especificidade resumidas foram de 57% e 96%, respectivamente. Estudos de controle de caso e cruzados, e estudos de pacientes com artrite reumatoide estabelecida de forma geral superestimaram a sensibilidade. O anti-CCP2 teve maior especificidade do que o fator reumatoide (96% vs. 86%), com sensibilidade semelhante. As evidências foram insuficientes para afirmar se a combinação de anti-CCP2 e fator reumatoide oferece benefício adicional em relação ao anti-CCP2 isolado."

Os autores concluíram que: "O anti-CCP2 deve ser incluído na avaliação dos pacientes com sintomas iniciais de artrite reumatoide."

O uso de CCP-2 soa como um bom passo adiante na avaliação dos pacientes com possível artrite reumatoide.

Para o artigo completo, clique aqui.

Ann Intern Med 152(7): 456-464, 6 de abril de 2010 © 2010 para a American College of Physicians
Systematic Review: Accuracy of Anti-Citrullinated Peptide Antibodies for Diagnosing Rheumatoid Arthritis. Penny F. Whiting, Nynke Smidt, Jonathan A.C. Sterne, et al. Correspondências para Dr. Whiting: penny.whiting@bristol.ac.uk

Categoria: M. Músculo-Esquelético. Palavras-chave: artrite reumatoide, diagnóstico, anticorpos anti-peptídeos citrulinados, fator reumatoide, revisão sistemática, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr. Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 20 de abril de 2010