Homeopatia não mostra benefícios maiores que placebo

O objetivo deste estudo por um pesquisador do Reino Unido era avaliar a evidência a favor e contra a eficácia da homeopatia. O Banco de Dados Cochrane de Revisões Sistemáticas (geralmente considerado a fonte mais confiável de evidências) foi pesquisado em janeiro de 2010. Foram consideradas as revisões do Cochrane com o termo "homeopatia" no título, resumo ou palavras-chave. Foram excluídos os protocolos das revisões. Seis artigos correspondiam aos critérios de inclusão.

Cada uma das seis revisões foi examinada segundo a matéria específica do assunto; o número de ensaios clínicos revisados; o número total de pacientes envolvidos; e as conclusões dos autores. As revisões cobriam as seguintes condições: câncer, distúrbio de déficit de atenção por hiperatividade, asma, demência, gripe e indução de parto. Os achados das revisões foram discutidos de forma narrativa (a heterogeneidade clínica e estatística das revisões excluía a meta-análise).

O revisor concluiu que: "Os achados das revisões disponíveis atualmente no Cochrane de estudos de homeopatia não mostram que os medicamentos homeopáticos tenham efeitos maiores que os de placebo."

Um achado esperado, embora fosse preferível ver um estudo com mais rigor ao fazer tal afirmação.

Para o resumo completo, clique aqui.

MJA 192(8):458-460, 19 de abril de 2010 © The Medical Journal of Australia 2010
Homeopathy: what does the "best" evidence tell us? Edzard Ernst. Correspondências para Edzard Ernst: Edzard.Ernst@pms.ac.uk

Categoria: HSR. Pesquisa de Serviços de Saúde. Palavras-chave: homeopatia, evidências, revisão sistemática, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor 30 de abril de 2010