Estimulação magnética transcranial de pulso único benéfica para enxaqueca com aura

Trabalhos preliminares sugerem que a estimulação magnética transcranial de pulso único (sTMS) poderia ser eficaz como um tratamento para enxaqueca. Os pesquisadores dos EUA buscaram avaliar a eficácia e segurança de um novo dispositivo portátil de sTMS para o tratamento agudo da enxaqueca com aura. Eles realizaram um estudo placebo-controlado randomizado, duplo-cego, de grupo paralelo e duas fases, em 18 centros nos EUA. Foram inscritos na fase um 267 adultos com idades entre 18 e 68 anos. Todos os indivíduos deviam corresponder aos critérios internacionais para enxaqueca com aura, com aura visual antecedendo pelo menos 30% das enxaquecas seguida por dor de cabeça moderada ou grave em mais de 90% destes ataques. 66 pacientes saíram durante a fase um. Na fase dois, 201 indivíduos foram alocados randomicamente por computador para estimulação placebo (n=99) ou sTMS (n=102). Eles instruíram os participantes a tratarem até três ataques durante 3 meses ao sentirem aura. 164 pacientes trataram pelo menos um ataque com sTMS (n=82) ou estimulação placebo (n=82, conjunto de análise de intenção-de-tratar modificado).

As taxas de resposta sem dor após 2 h foram significativamente mais altas com o sTMS (39%) do que com a estimulação placebo (22%), com um ganho terapêutico de 17%. As taxas de resposta sustentadas sem dor favoreceram significativamente o sTMS no pós-tratamento de 24 h e 48 h. Demonstrou-se não-inferioridade para náusea, fotofobia, e fonofobia. Não foi registrado qualquer evento adverso sério relativo ao dispositivo, e a incidência e gravidade dos eventos adversos foi semelhante entre os grupos do sTMS e do placebo.

Os pesquisadores concluíram que: "O tratamento precoce da enxaqueca com aura por sTMS resultou na liberdade aumentada da dor em 2 h comparada à estimulação placebo, e a ausência de dor foi sustentada por 24 h e 48 h após o tratamento. O sTMS pode ser um tratamento agudo promissor para alguns pacientes com enxaqueca com aura."

Como as pessoas precisam ter acesso a tal terapia, veremos este dispositivo nos consultórios dos médicos primários?

Para o resumo completo, clique aqui.

The Lancet Neurology 9(4): 373-380, Abril de 2010 © 2010 Elsevier Ltd
Single-pulse transcranial magnetic stimulation for acute treatment of migraine with aura: a randomised, double-blind, parallel-group, sham-controlled trial. Richard B Lipton, David W Dodick, Stephen D Silberstein et al. Correspondências para Richard Lipton: rlipton@aecom.yu.edu

Categoria: N. Neurológico. Palavras-chave: estimulação, magnética, transcranial, pulso único, tratamento, agudo, enxaqueca, aura, estudo controlado por placebo, randomizado, duplo-cego, grupo paralelo, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor 30 de abril de 2010