Envolvimento do álcool em hospitalizações relacionadas a lesões sub-relatado

O objetivo deste estudo por pesquisadores da Austrália era quantificar a extensão em que as lesões relacionadas ao álcool são adequadamente identificadas nos dados de hospitalização usando códigos ICD-10-AM indicativos de envolvimento do álcool. Uma amostra aleatória de 4.373 separações hospitalares relativas a lesões de 1º de julho de 2002 a 30 de junho de 2004 foi obtida de uma amostra aleatória estratificada de 50 hospitais em quatro estados da Austrália. Desta amostra, os casos foram identificados como envolvendo álcool caso contivessem um diagnóstico ICD-10-AM ou um código de causa externa referente a álcool, ou se a descrição textual extraída dos registros médicos mencionasse envolvimento de álcool.

De forma geral, a identificação do envolvimento de álcool usando códigos ICD detectou 38% da amostra relacionada a álcool, enquanto quase 94% dos casos relacionados ao álcool foram identificados através de uma busca do texto extraído dos registros médicos. A estimativa resultante do envolvimento do álcool em hospitalizações relativas a lesões nesta amostra foi de 10%. Os registros do departamento de emergências eram os de maior probabilidade para identificar se a lesão tinha relação com álcool, com quase três quartos dos casos relacionados ao álcool mencionando álcool no texto resumido destes registros.

Os pesquisadores concluíram que: "As melhores estimativas atuais da frequência de admissões hospitalares em que o álcool está envolvido anteriormente à lesão subestimam a carga em cerca de 62%. Esta é uma sub-estimativa substancial que tem sérias implicações para as políticas públicas, e destaca a necessidade de mais trabalhos na melhoria da qualidade e completude das fontes de dados administrativos de rotina para identificação de lesões relacionadas ao álcool."

Tão onipresente, mas fazendo tanta falta.

Para o resumo completo, clique aqui.

Australian and New Zealand Journal of Public Health 34(2):146-152, publicado online em 8 de abril de 2010 © 2010 Public Health Association of Australia
Identification of alcohol involvement in injury-related hospitalisations using routine data compared to medical record review. Kirsten McKenzie, James Edward Harrison w Roderick John McClure. Correspondências para Kirsten McKenzie: k.mckenzie@qut.edu.au

Categoria: HSR. Pesquisa de Serviços de Saúde. Palavras-chave: ferimentos e lesões, distúrbios relativos ao álcool, hospitalização, classificação internacional de doenças, registros médicos, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicada em Global Family Doctor 30 de abril de 2010