Indicadores de deficiência na dor lombar

A dor lombar é comum e pode ser causadora de deficiência. Estes autores dos EUA examinam que características estão associadas ao desenvolvimento de sintomas causadores de deficiência persistente. Eles realizaram uma revisão sistemática usando o MEDLINE (1966-janeiro de 2010) e o EMBASE (1974-fevereiro de 2010) e revisaram as bibliografias dos artigos encontrados. Eles incluíram estudos prospectivos de pacientes com dor nas costas em estágio inicial (menos de oito semanas) e calcularam as taxas de probabilidade (LRs) para previsão da dor lombar causadora de limitação persistente com vários achados de exames clínicos.

Os pesquisadores relatam que: "Um total de 20 estudos avaliando 10.842 pacientes foram identificados. A presença de sinais não-orgânicos (LR médio, 3,0), níveis altos de comportamentos de enfrentamento da dor mal-adaptativos (LR médio, 2,5), alta limitação funcional na linha de base (LR médio, 2,1), presença de comorbidades psiquiátricas (média, 2,2), e estado geral de saúde baixo (LR médio, 1,8) foram os indicadores mais úteis de resultados piores em 1 ano. Baixos níveis de evasão do medo (LR médio, 0,39) e baixa limitação funcional na linha de base (LR médio, 0,40) foram os itens mais úteis para previsão de recuperação em 1 ano. Os resultados foram semelhantes para resultados de 3 a 6 meses. Variáveis relacionadas ao ambiente de trabalho, dor na linha de base, e presença de radiculopatia foram menos úteis para a previsão de resultados piores (LRs médios aproximadamente 1,5), e um histórico de episódios anteriores de dor lombar e variáveis demográficas não tiveram utilidade (LRs médios aproximadamente 1,0). Vários instrumentos de previsão de risco foram úteis para a previsão dos resultados, mas nenhum foi extensivamente validado, e alguns estudos de validação mostraram LRs semelhantes às estimativas para fatores de risco individuais."

Os autores concluíram que: "Os componentes de maior ajuda na previsão de dor lombar causadora de deficiência persistente foram comportamentos mal-adaptativos de enfrentamento da dor, sinais não-orgânicos, limitação funcional, estado geral de saúde, e presença de comorbidades psiquiátricas."

Este estudo estabelece algumas bases importantes, mais são necessários estudos mais aprofundados para elucidar as intervenções para reduzir a deficiência em pacientes de risco.

Para o resumo completo, clique aqui.

JAMA 303(13):1295-1302, 7 de abril de 2010 © 2010 American Medical Association
Will This Patient Develop Persistent Disabling Low Back Pain? Roger Chou, Paul Shekelle.

Categoria: M. Músculo-Esquelético. Palavras-chave: dor lombar, deficiência, indicadores, limitação funcional, sinais não-orgânicos, revisão sistemática, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 30 de abril de 2010