Autoagressão não-suicida

Na edição de março de 2010 do Journal of the American Board of Family Medicine há uma revisão clínica intitulada Autoagressão Não-Suicida: Uma Revisão da Pesquisa Atual para Medicina Familiar e Médicos de Atendimento Primário por Patrick L. Kerr, Jennifer J. Muehlenkamp, e James M. Turner que assim começa: "A autoagressão é um comportamento perigoso diferente do comportamento suicida, mas é associado ao risco aumentado de tentativas de suicídio. Existem alguns tratamentos psicológicos eficazes para a autoagressão. Os médicos em ambientes de medicina familiar e atendimento primário desempenham um papel vital como um primeiro passo no processo de tratamento para aqueles que praticam a autoagressão. Os médicos podem melhorar o atendimento fornecido àqueles que praticam a autoagressão através de uma avaliação precisa do risco, da compreensão das funções do comportamento, do auxílio ao paciente em identificar as motivações para o tratamento e opções de tratamento, e fornecimento de monitoramento comportamental e de risco de longo prazo. Este artigo resume o conhecimento científico atual quanto às características clínicas, epidemiologia, métodos de avaliação, e tratamentos existentes da autoagressão. O papel do médico de atendimento primário no tratamento de pacientes que praticam a autoagressão é especificamente delineado.

"A autoagressão não-suicida (referida daqui em diante apenas como "autoagressão") é qualquer comportamento intencional, direcionado a si mesmo, que causa destruição imediata de tecidos corporais. Este comportamento é manifestado numa variedade de formas, tais como cortes, talhos na pele, queimaduras, abrasão/arranhões graves, e socos/golpes. A autoagressão também pode incluir comportamentos mais graves, tais como fratura de ossos e, mais raramente, autoamputação ou enucleação ocular. A autoagressão crônica está associada a uma variedade de problemas de saúde potenciais, tanto psiquiátricos como somáticos, e até a autoagressão superficial ocasional pode levar a complicações médicas mais sérias. "
 

Para a revisão completa, clique aqui.

Journal of the American Board of Family Medicine 23 (2): 240-259 © 2010 American Board of Family Medicine
Nonsuicidal Self-Injury: A Review of Current Research for Family Medicine and Primary Care Physicians. Patrick L. Kerr, Jennifer J. Muehlenkamp, e James M. Turner. Correspondências para Patrick L. Kerr: PatrickLKerr@gmail.com

Categoria: P. Psicológico. Palavras-chave: autoagressão não suicida, autoagressão, avaliação de risco, ciência comportamental, psiquiátrico, cuidados de saúde primários, revisão clínica.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio Publicado em Global Family Doctor 27 de abril de 2010