Testes rápidos negativos em 10% das crianças com ITU

Testes rápidos de urina, tais como microscopia, para bactérias e células brancas, e tiras reagentes, para esterase leucocitária e nitritos, são frequentemente usados em crianças que não se sentem bem para orientar o diagnóstico inicial e o tratamento das infecções do trato urinário. Os pesquisadores da Austrália buscaram estabelecer se estes testes eram suficientemente sensíveis para evitar a cultura de urina em crianças com resultados negativos e comparar a precisão das tiras reagentes com a microscopia. Foram pesquisados o Medline, o Embase, e listas de referência. Foram incluídos estudos em que os resultados de cultura da urina haviam sido comparados a testes rápidos em crianças. Os dados foram analisados para obter estimativas de precisão relativas e absolutas. Foram analisados os dados de 95 estudos em 95.703 crianças.

As estimativas resumidas para sensibilidade e especificidade da microscopia para bactérias com coloração de Gram foram de 91% e 96%, para bactérias não coloridas 88% e 92%, para células brancas na urina foram 74% e 86%, para tira reagente positiva para esterase leucocitária ou nitritos foram 88% e 79%, e para tira reagente positiva apenas para nitritos foram 49% e 98%. A microscopia para bactérias com coloração de Gram teve precisão maior do que outros testes laboratoriais com razão de chance diagnóstica relativa comparada a bactérias sem coloração de Gram de 8,7, células brancas de 14,5, e nitrito de 22,0.

Os pesquisadores concluíram: "A microscopia para células brancas não deve ser usada para o diagnóstico de infecção do trato urinário, porque sua precisão não é melhor do que a das tiras reagentes, são necessárias instalações laboratoriais, e os resultados são atrasados. Os testes rápidos são negativos em cerca de 10% das crianças com uma infecção do trato urinário e não podem substituir a cultura de urina. Se os recursos permitirem, a microscopia com coloração de Gram deve ser o único teste rápido utilizado."

Se for necessário, volte às velhas habilidades.

Para o resumo completo, clique aqui.

The Lancet Infectious Diseases 10(4):240-250, Abril de 2010 © 2010 Elsevier Ltd
Absolute and relative accuracy of rapid urine tests for urinary tract infection in children: a meta-analysis. Gabrielle J Williams, Petra Macas, Siew F Chan et al. Correspondências para Gabrielle Williams: gabriew4@chw.edu.au

Categoria: U. Sistema Urinário. Palavras-chave: precisão, absoluta, relativa, testes rápidos de urina, infecções do trato urinário, crianças, meta-análise, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor 27 de abril de 2010