Sonolência diurna excessiva

Na edição de 1º de março de 2009 da American Family Physician há uma revisão clínica intitulada Sonolência Diurna Excessiva, por JF Pagel, que aponta: “A sonolência diurna excessiva é um dos sintomas relativos ao sono mais comuns dos pacientes, e estima-se que ela afete 20 por cento da população. As pessoas com sonolência diurna excessiva correm risco de acidentes relacionados a veículos motorizados e trabalho, e têm uma saúde pior comparada a adultos. As causas mais comuns da sonolência diurna excessiva são privação do sono, apnéia obstrutiva do sono e sedativos. Outras causas potenciais de sonolência diurna excessiva incluem certas condições médicas e psiquiátricas e distúrbios do sono, tais como narcolepsia. A apnéia obstrutiva do sono é uma causa particularmente significativa de sonolência diurna excessiva”.

“Estima-se que de 26 a 32 por cento dos adultos corram risco de ter ou têm apnéia obstrutiva do sono, e espera-se que o número aumente. A avaliação e gerenciamento da sonolência diurna excessiva baseia-se na identificação e tratamento das condições subjacentes (particularmente a apnéia obstrutiva do sono), e o uso adequado de medicamentos de ativação.”

Para a análise completa, clique aqui.

American Family Physician 79(5):391–396 © 2009 American Academy of Family Physicians
Excessive Daytime Sleepiness. JF Pagel. Correspondências para JF Pagel: pueo34@juno.com

Categoria: R. Respiratório. Palavras-chave: sonolência, diurna, excessiva, análise clínica.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor
Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.

7 de maio de 2010