Duração mais curta de sono associada à obesidade em crianças e adolescentes

O objetivo deste estudo, realizado por pesquisadores do sul da Austrália, foi explorar a duração do sono em jovens australianos em diferentes tipos de dias de acordo com classificações de peso. Dados antropométricos e sobre uso do tempo foram coletados em 8.866 noites de 3.884 australianos entre nove e 18 anos.

A duração do sono variou de acordo com o peso, quando todos os tipos de dias foram considerados juntos. Os adolescentes obesos dormiram menos que adolescentes normais e de baixo peso. A associação entre peso e duração do sono mostrou gradações consistentes através de todas as categorias de peso, mas apenas para certos tipos de dias (dias escolares ou não-escolares).

Os pesquisadores afirmam que: "Estes padrões lançam uma luz em direção à descoberta da causa na relação obesidade-duração do sono. Os resultados sugerem que a duração curta do sono contribui para a obesidade, ou que um terceiro fator não-identificado tem um impacto em ambas."

Sim, a causa não está clara, ou pode ser apenas uma associação.

Para o resumo completo, clique aqui.

Australian and New Zealand Journal of Public Health 34(2):165-171, publicado online em 8 de abril de 2010 © 2010 Public Health Association of Australia
Tipo de dia e relação entre peso e duração do sono em crianças e adolescentes. Tim Olds, Sarah Blunden, James Dollman e Carol A. Maher. Correspondências para Carol Maher: carol.maher@unisa.edu.au

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: peso, sono, duração, relação, crianças, adolescentes, sobrepeso, obesos, análise de regressão de séries temporais, observação de periódicos.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor, 7 de maio de 2010
Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.