A rosiglitazona afeta a progressão da aterosclerose?

Propõe-se que a rosiglitazona poderia afetar a progressão da aterosclerose devido a várias de suas propriedades químicas. Estes pesquisadores dos EUA e Canadá realizaram o estudo Avaliação da Prevenção e Progressão por Rosiglitazona na Aterosclerose em Pacientes de Diabetes com Histórico Cardiovascular (APPROACH) criado para determinar o efeito da rosiglitazona tiazolidinediona na aterosclerose coronariana comparada à glipizida usando medições intravasculares guiadas por ultrassom. Foi um estudo aleatorizado, duplo-cego, controlado, de 18 meses, em 672 pacientes com idades entre 30 e 80 anos com diabetes mellitus tipo 2 estabelecida com aterosclerose. O desfecho primário foi mudança na porcentagem do volume de ateroma na artéria coronária mais longa e mais reta que não tenha sofrido intervenção. Os desfechos secundários incluíram mudanças no volume total de ateroma normalizado e mudança no volume total de ateroma no segmento de 10-mm mais doente na linha de base.

Os pesquisadores relatam que: "A rosiglitazona não reduziu significativamente o desfecho primário da porcentagem do volume de ateroma comparada à glipizida (- 0,64%). O desfecho secundário de volume total de ateroma normalizado foi significativamente reduzido pela rosiglitazona comparada à glipizida (-5,1 mm3). Contudo, não foi observada qualquer diferença significativa entre os grupos para a mudança no volume total de ateroma dentro do segmento de 10-mm mais doente na linha de base (-1,7 mm3)".

Os autores concluíram que: "A rosiglitazona não diminuiu significativamente o desfecho primário da progressão da aterosclerose coronariana mais do que a glipizida em pacientes com diabetes mellitus tipo 2 e aterosclerose coronariana."

Não parece haver benefício adicional na aterosclerose quanto ao uso de rosiglitazona, além daquele atingido via controle glicêmico.

Para o resumo completo, clique aqui.

Circulation 121:1176-1187, 16 de março de 2010 © 2010 American Heart Association
Efeito de Resiglitazona na Progressão de Aterosclerose Coronariana em Pacientes com Diabetes Mellitus Tipo 2 e Doença Arterial Coronariana: A avaliação na Prevenção da Progressão por Rosiglitazona na Aterosclerose em Pacientes Diabéticos com Histórico de Doença Cardiovascular. Hertzel C. Gerstein, Robert E. Ratner, Christopher P. Cannon, et al.. Correspondências para: H C Gerstein: gerstein@mcmaster.ca

Categoria: K. Circulatório, T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: rosiglitazona, diabetes, ateroma, aterosclerose, ensaio APPROACH, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor, 7 de maio de 2010
Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.