Rastreando as habilidades de alfabetização infantis na idade adulta

Pesquisadores britânicos avaliaram as habilidades de linguagem receptiva e influências iniciais da infância ao longo do desenvolvimento da linguagem. Eles utilizaram dados do Estudo de Coorte Britânico de 1970: uma amostra de 11349 membros de coorte que completaram o Teste de Vocabulário de Inglês por Imagens quando tinham 5 anos de idade e fizeram um novo exame aos 34 anos de idade, avaliando o papel do histórico socioeconômico familiar e da alfabetização precoce.

Os pesquisadores relatam que: "Os membros de coorte com problemas de linguagem receptiva aos 5 anos tiveram uma vida familiar relativamente desvantajosa na infância, tanto em termos de recursos socioeconômicos e do nível educacional dos pais, mas também em relação à sua exposição a um ambiente que estimulasse a alfabetização precoce. Embora haja um risco significativo para alfabetização adulta fraca entre crianças com problemas iniciais de linguagem, a maioria destas crianças desenvolve níveis funcionais competentes de alfabetização até a idade de 34 anos. Fatores que reduzem o risco de problemas de linguagem persistentes incluem a criança nascer numa família trabalhadora, educação parental além da idade mínima para envio à escola, condições de moradia vantajosas, e frequentar uma pré-escola."

Os autores concluíram que: "Intervenções eficazes para promover a alfabetização oferecidas por prestadores de cuidados primários à saúde infantil devem ter como alvo tanto as crianças quanto os pais."

Esta pesquisa destaca a importância dos fatores sociais e familiares em certos problemas de linguagem, embora a utilidade das intervenções não tenha sido examinada.

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Pediatrics 125(3):e459-e466, Março de 2010 © 2010 American Academy of Pediatrics
Habilidades Infantis de Linguagem e Alfabetização Adulta: Um Estudo de Acompanhamento 19 anos depois. Ingrid Schoon, Samantha Parsons, Robert Rush, e James Law.

Categoria: A. Geral/Não-Especificada. Palavras-chave: atraso na fala, problemas de linguagem receptiva na infância, alfabetização adulta, alfabetização familiar, pobreza, estudo longitudinal, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor, 4 de maio de 2010
Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.