Duração da terapia antiplaquetária dupla após stents farmacológicos

Pesquisadores coreanos conduziram dois ensaios de terapia antiplaquetária após a colocação de stents farmacológicos. Eles inscreveram randomicamente um total de 2701 pacientes que haviam recebido stents farmacológicos e estiveram livres de grandes eventos adversos cardíacos ou cerebrovasculares e grande sangramento por um período de pelo menos 12 meses para receber clopidogrel com aspirina ou aspirina isolada. O desfecho primário foi um composto de infarto do miocárdio ou morte por causas cardíacas. Os dados dos dois ensaios foram unificados para a análise.

Eles descobriram que: "A duração média do acompanhamento foi de 19,2 meses. O risco cumulativo do desfecho primário em 2 anos foi de 1,8% com terapia antiplaquetária dupla, comparado a 1,2% com monoterapia de aspirina (chance de risco 1,65, NS). Os riscos individuais de infarto do miocárdio, derrame, trombose de stent, necessidade de repetição da revascularização, grande sangramento, e morte por qualquer causa não foi significativamente diferente entre os dois grupos. Contudo, no grupo da terapia dupla comparado ao grupo da aspirina isolada, houve um aumento não-significativo no risco composto de infarto do miocárdio, derrame, ou morte por qualquer causa (chance de risco 1,73) e no risco composto de infarto do miocárdio, derrame, ou morte por causas cardíacas (chance de risco 1,84)."

Os autores concluíram que: "O uso da terapia antiplaquetária dual por um período acima de 12 meses em pacientes que receberam stents farmacológicos não foi significativamente mais eficaz do que a monoterapia com aspirina na redução da taxa de infarto do miocárdio ou morte por causas cardíacas. Estes resultados devem ser confirmados ou refutados através de ensaios clínicos randomizados mais amplos, com acompanhamento mais longo."

O padrão deveria ser monoterapia com aspirina após 12 meses porque tem custo mais baixo e as tendências não-significativas foram contra a terapia dual. Antes de tudo, não fazer o mal.

Para o resumo completo, clique aqui.

N Engl J Med 362(15):1374-1382, 15 de abril de 2010 © 2010 para a Massachusetts Medical Society
Duração da Terapia Antiplaquetária Dual depois da Implantação de Stents Farmacológicos. Seung-Jung Park, Duk-Woo Park, Young-Hak Kim, et al. Correspondências para Dr. S J Park: sjpark@amc.seoul.kr

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: stents farmacológicos, aspirina, clopidogrel, infarto do miocárdio, eventos cardíacos, derrame, trombose de stent, sangramento, morte, ensaio clínico randomizado, observação de periódicos.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor, 4 de maio de 2010
Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.