Previsão do risco de malignidade em massas anexiais

Autores estadunidenses estimaram a precisão da ultrassonografia pré-operatória, do CA 125 plasmático, e da demografia dos pacientes como métodos de prever o risco de malignidade em mulheres com uma massa anexial confirmada pelo Ultrassom. Eles avaliaram a morfologia do tumor derivada das imagens ultrassonográficas, tamanho do tumor, bilateralidade do tumor, CA 125 plasmático, e dados demográficos de 395 pacientes que se submeteram a cirurgia entre 2001 e 2008. A morfologia do tumor foi classificada como complexa, sólida, ou cística. Os achados pré-operatórios foram comparados aos achados histológicos do tumor no momento da cirurgia. Foram usadas análise multivariada e análise de regressão para identificar um grupo de pacientes com alto risco de malignidade ovariana.

Eles descobriram que: "Cento e dezoito pacientes tiveram câncer de ovário, 13 pacientes tiveram tumores de ovário beirando a malignidade, e 264 tiveram tumores de ovário benignos. A classificação multivariada e a análise de regressão definiram as mulheres com alto risco de malignidade ovariana como sendo aquelas com massa anexial de morfologia complexa ou sólida e um valor de CA 125 no soro maior do que 35 unidades/mL. Esta definição teve um valor preditivo positivo de 84,7% e um valor preditivo negativo de 92,4% e identificou corretamente 77,3% das pacientes com câncer de ovário em estágios I e II e 98,6% das pacientes com câncer de ovário em estágios III e IV".

Os autores concluíram que: "As pacientes com tumores ovarianos sólidos ou complexos e um nível elevado de CA 125 no soro (maior que 35 unidades/mL) correm alto risco de malignidade ovariana".

Este é um bom começo, mas um valor de previsão negativa de 92% não é o bastante para excluir o câncer de ovário.

Para o resumo completo, clique aqui.

Obstet Gynecol 115(4):687-694, Abril de 2010 © 2010 para The American College of Obstetricians and Gynecologists
Previsão de Risco de Malignidade em Massas Anexiais. John M. McDonald, Stacey Doran, Christopher P.DeSimone, et al. Correspondências para Dr. John van Nagell: jrvann2@email.uky.edu

Categoria: X. Sistema Genital Feminino, Seio. Palavras-chave: massa anexial, câncer de ovário, ultrassonografia, CA 125, estudo de exame laboratorial, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor, 4 de maio de 2010
Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.