Tratamentos anti-hipertensivos podem ter vários efeitos na progressão da nefropatia

O ensaio ACCOMPLISH (Evitando Eventos Cardiovasculares Através de Terapia Combinada Em Pacientes Vivendo Com Hipertensão Sistólica) demostrou que a terapia anti-hipertensiva inicial com benazepril mais amlodipina foi superior ao benazepril mais hidroclorotiazida na redução da morbidade e mortalidade cardiovascular. Pesquisadores dos EUA e da Grécia avaliaram os efeitos destas combinações de medicamentos na progressão da doença renal crônica. 11.506 pacientes com hipertensão sob alto risco para eventos cardiovasculares foram inscritos randomicamente através de um sistema central interativo de respostas de voz por via telefônica numa proporção de 1:1 para receber benazepril (20 mg) mais amlodipina (5 mg; n=5744) ou benazepril (20 mg) mais hidroclorotiazida (12•5 mg; n=5762), oralmente uma vez ao dia. As doses dos medicamentos foram titradas obrigatoriamente para que os pacientes alcançassem os objetivos da pressão sanguínea recomendada. O ensaio foi encerrado precocemente (acompanhamento médio de 2•9 anos) devido à eficácia superior do benazepril mais amlodipina comparado a benazepril mais hidroclorotiazida.

Houve 113 (2,0%) eventos de progressão da doença renal crônica no grupo do benazepril mais amlodipina comparados a 215 (3,7%) no grupo do benazepril mais hidroclorotiazida (HR 0,52, significativo). O evento adverso mais frequente nos pacientes com doença renal crônica foi edema periférico (benazepril mais amlodipina, 189 de 561, 33,7%; benazepril mais hidroclorotiazida, 85 de 532, 16,0%). Em pacientes com doença renal crônica, o angioedema foi mais frequente no grupo do benazepril mais amlodipina do que no grupo do benazepril mais hidroclorotiazida. Nos pacientes sem doença renal crônica, vertigem, hipocaliemia, e hipotensão foram mais frequentes no grupo do benazepril mais hidroclorotiazida do que no grupo do benazepril mais amlodipina.

Os pesquisadores concluíram que: "O tratamento anti-hipertensivo inicial com benazepril mais amlodipina deve ser considerado preferencial ao benazepril mais hidroclorotiazida já que ele desacelera a progressão da nefropatia de uma forma mais ampla."

“É importante considerar os efeitos dos medicamentos nas comorbidades e embora este estudo estivesse limitado a duas combinações diferentes, estas informações são bem-vindas.”

Para o resumo completo, clique aqui.

The Lancet 375(9721):1173-1181, 3 de abril de 2010 © Elsevier Ltd 2010
Renal outcomes with different fixed-dose combination therapies in patients with hypertension at high risk for cardiovascular events (ACCOMPLISH): a prespecified secondary analysis of a randomised controlled trial. George L Bakris, Pantelis A Sarafidis, Matthew R Weir et al para os Pesquisadores do Ensaio ACCOMPLISH. Correspondências para George L Bakris: gbakris@gmail.com

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: renal, resultados, terapias combinadas, hipertensão, eventos cardiovasculares, risco, análise secundária de um ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor 21 de maio de 2010. Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.