No tratamento da hipertensão, melhor função diastólica com amlodipina do que com atenolol

Diferentes terapias anti-hipertensivas podem variar quanto a seu efeito na função diastólica do VE. Pesquisadores da Inglaterra, da Austrália e da Irlanda levantaram a hipótese de que um regime baseado em amlodipina teria efeitos mais favoráveis na função diastólica do ventrículo esquerdo (VE). O subestudo HACVD (Hypertension Associated Cardiovascular Disease, Doença Cardiovascular Associada à Hipertensão) do ASCOT (Anglo- Scandinavian Cardiac Outcomes Trial, Ensaio Angloescandinavo de Desfechos Cardíacos) coletou dados cardiovasculares fenotípicos detalhados num subconjunto de 1.006 participantes recrutados em 2 centros (St. Mary’s Hospital, Londres, e Beaumont Hospital, Dublin). Um ecodopplercardiograma convencional e de tecido e uma medição do peptídeo natriurético tipo B (BNP) no plasma foram realizadas aproximadamente um ano após a randomização para tratamento anti-hipertensivo baseado em atenolol ou amlodipina para avaliar a função diastólica do VE.

A pressão sanguínea (PS) no tratamento foi semelhante em ambos os grupos: no regime baseado em atenolol, PS sistólica de 137 mm Hg, PS diastólica de 82 mm Hg; no regime baseado em amlodipina, PS sistólica de 136 mm Hg, PS diastólica de 80 mm Hg. A fração de ejeção não foi diferente entre os grupos, mas a velocidade anular mitral diastólica inicial (E’), uma medida do relaxamento diastólico, foi mais baixa no regime baseado em atenolol: regime baseado em atenolol, 7,9; regime baseado em amlodipina, 8,8. A medição da pressão de preenchimento do ventrículo esquerdo, E/E’, e do peptídeo natriurético cerebral (BNP) foi significativamente maior nos pacientes com regime baseado em atenolol. As diferenças no E’, E/E’, e no BNP permaneceram significativas após o ajuste por idade e sexo. Maiores ajustes para PS sistólica, índice de massa do VE, e frequência cardíaca não tiveram impacto nas diferenças no E’ ou BNP médios. A diferença no E/E’ foi atenuada.

Os pesquisadores concluíram que: "Os pacientes que receberam tratamento com um regime baseado em amlodipina tiveram melhor função diastólica do que os pacientes tratados com um regime baseado em atenolol. Diferenças relativas ao tratamento na função diastólica foram independentes da redução na PS e de outros fatores os quais sabe-se que afetam a função diastólica."

“Informações importantes, mas limitadas a dois grupos de medicamentos.”

Para o resumo completo, clique aqui.

J Am Coll Cardiol 55:1875-1881, 27 de abril de 2010 © 2010 pela American College of Cardiology Foundation
Differential Effects of Antihypertensive Treatment on Left Ventricular Diastolic Function: An ASCOT (Anglo- Scandinavian Cardiac Outcomes Trial) Substudy. Robyn J. Tapp, Andrew Sharp, Alice V. Stanton et al em nome dos Pesquisadores da ASCOT. Correspondências para Dr Robyn Tapp: r.tapp@imperial.ac.uk

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: efeitos, anti-hipertensivos, tratamento, ventrículo esquerdo, diastólica, função, ecocardiografia Doppler de tecido, estudo prospectivo randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor 21 de maio de 2010. Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.