Padrão de consumo de gordura que pode reduzir eventos de doença cardíaca coronariana

O consume reduzido de gordura saturada (SFA) é recomendado para reduzir a doença cardíaca coronariana (DCC), mas há uma ausência de forte evidência de apoio de estudos clínicos randomizados (ERC) de eventos clínicos de DCC e poucas diretrizes focam em qualquer nutriente substituto específico. Além disso, alguns grupos de saúde pública recomendam baixar ou limitar o consumo de gorduras poli-insaturadas (PUFA), um dos principais potenciais substitutos da SFA.

Pesquisadores estadunidenses investigaram e quantificaram sistematicamente os efeitos do consumo aumentado de PUFA, como substituta da SFA, em desfechos de CHD em ERCs. Os ERCs foram identificados por busca sistemática em vários bancos de dados online ao longo de junho de 2009, fontes de literatura impressa, busca manual por artigos e citações relacionados, e contato direto com especialistas para identificar trabalhos não-publicados em potencial. De 346 resumos identificados, oito ensaios correspondiam aos critérios de inclusão, totalizando 13.614 participantes com 1.042 eventos de DCC.

O consumo de PUFA médio pesado foi de 14,9% da energia em grupos de intervenção versus 5,0% da energia em controles. A redução de risco agrupada geral foi de 19% (RR = 0,81, significativa), correspondente a 10% de risco reduzido de DCC (RR = 0,90) para cada 5% de energia de PUFA aumentada. A metarregressão identificou a duração do estudo como um determinante independente da redução do risco, com estudos de maior duração mostrando maiores benefícios.

Os autores concluíram que: "Estes achados fornecem evidências de que consumir PUFA em lugar de SFA reduz os eventos de DCC nos ERCs. Isto sugere que em vez de tentar diminuir o consumo de PUFA, uma mudança em direção ao maior consumo populacional de PUFA em lugar de SFA reduziria significativamente as taxas de DCC."
“Uma sintonia fina do aconselhamento nutricional.”

Para o resumo completo, clique aqui.

PLoS Med 7(3):e1000252, 23 de março de 2010 © 2010 Mozaffarian et al
Effects on Coronary Heart Disease of Increasing Polyunsaturated Fat in Place of Saturated Fat: A Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. Mozaffarian D, Micha R e Wallace S. Correspondências para D Mozaffarian: mozaffa@hsph.harvard.edu

Categoria: K. Circulatório, T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: doença da artéria coronária, gordura poli-insaturada, gordura saturada, revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados, observatório de revistas.

Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor 21 de maio de 2010. Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.