Ácido zoledrônico pode ter efeitos antimetastáticos no câncer de mama

O tratamento com bifosfonatos diminui a perda óssea e pode aumentar a sobrevivência sem doença em pacientes com câncer de mama. O objetivo deste estudo por pesquisadores estadunidenses foi avaliar o efeito do ácido zoledrônico na depuração de células tumorais disseminadas (CTDs) da medula óssea em mulheres submetidas a quimioterapia neoadjuvante para câncer de mama. As pacientes elegíveis tinham câncer de mama recém-diagnosticado em estágio clínico II—III e funções cardíacas, renais, e hepáticas normais. 120 mulheres foram inscritas randomicamente, usando-se alocação sigilosa, para receber 4 mg de ácido zoledrônico intravenoso a cada 3 semanas (n=60), ou nenhum ácido zoledrônico (n=60), por 1 ano concomitante com quatro ciclos de epirubicina neoadjuvante (75 mg/m2) mais docetaxel (75 mg/m2) e dois ciclos de epirubicina adjuvante mais docetaxel. Em 3 meses, 109 amostras de medula óssea estava disponíveis para análise.

Na linha de base, foram detectadas CTDs em 26 de 60 pacientes no grupo do ácido zoledrônico e 28 de 58 pacientes no grupo de controle. Em 3 meses, 17 de 56 pacientes que receberam ácido zoledrônico versus 25 de 53 que não receberam ácido zoledrônico tinham CTDs detectáveis (significativo). As toxicidades de grau 3—4 mais comuns foram infecção (cinco de 60 no grupo do ácido zoledrônico e seis de 59 no grupo de controle) e trombose (cinco de 60 no grupo do ácido zoledrônico e duas de 59 no de controle). Houve um caso documentado de osteonecrose no grupo do ácido zoledrônico.

Os pesquisadores concluíram que: "Ácido zoledrônico administrado com quimioterapia resultou numa proporção diminuída de pacientes com CTDs detectadas na medula óssea no momento da cirurgia. Nosso estudo defende a hipótese de que os efeitos antimetastáticos do ácido zoledrônico podem se dar através de efeitos nas CTDs."

“Combinar estas terapias é um conceito interessante. A sobrevivência sem doença não foi parte deste estudo e extrapola para outros estudos.”

Para o resumo completo, clique aqui.

The Lancet Oncology l 11(5):421-428, Maio de 2010 © Elsevier Ltd 2010
Effect of zoledronic acid on disseminated tumour cells in women with locally advanced breast cancer: an open label, randomised, phase 2 trial. Rebecca Aft, Michael Naughton, Kathryn Trinkaus, Mark Watson et al. Correspondências para Dr Rebecca Aft: aftr@wustl.edu

Categoria: X. Sistema Genital Feminino, Seio. Palavras-chave: ácido zoledrônico, células tumorais disseminadas, câncer de mama, localmente avançado, mulheres, ensaio de fase 2, randomizado de rótulo aberto, observatório de revistas.

Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor 21 de maio de 2010. Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.