A escala de depressão geriátrica pode servir como exame para ideação suicida?

Pacientes geriátricos têm taxas maiores de suicídio, embora frequentemente não levantem esta questão. Pesquisadores do Canadá e dos Estados Unidos buscaram avaliar a Escala de Depressão Geriátrica de 15 itens (GDS) e sua subescala de ideação suicida de 5 itens (GDS-SI) como uma ferramenta de triagem. Eles a testaram em um corte transversal de 626 pacientes na atenção primária (235 homens, 391 mulheres) com 65 anos de idade ou mais. Os testes de triagem foram comparados com a Escala de Pontuação de Hamilton para Depressão e a Entrevista Clínica Estruturada para o Manual Diagnóstico e Estatístico de Distúrbios Mentais, Quarta Edição.

Os autores relatam que: "Os pacientes que expressaram ideação de suicídio (n = 69) marcaram uma pontuação maior na GDS e na GDS-SI do que aqueles que não a expressaram (n = 557). Um ponto de corte de 4 no GDS maximizou a sensibilidade (0,754) e especificidade (0,815), produzindo uma área sob a curva de 0,844 e valores preditivos positivos e negativos de 0,335 e 0,964, respectivamente. As pontuações de corte ideais foram de 5 para homens e 3 para mulheres. Uma pontuação de corte de 1 na GDS-SI 1 foi ideal para a amostra total e tanto para homens como para mulheres."

Os autores concluíram que: "A GDS e a GDS-SI identificaram precisamente os pacientes idosos com ideação suicida. Pesquisas são necessárias para examinar sua aceitabilidade e barreiras ao uso de rotina nos cuidados primários."

“Este relatório sugere que a escala de depressão geriátrica e uma de suas subescalas podem ser usadas como exames de triagem para ideação suicida em pacientes geriátricos, embora maiores testagens precisem ser realizadas.”

Para o resumo completo, clique aqui.

The Journal of the American Board of Family Medicine 23(2:260-269 , Março de 2010 © 2010 American Board of Family Medicine
Screening for Suicide Ideation among Older Primary Care Patients. Marnin J. Heisel, Paul R. Duberstein, Jeffrey M. Lyness, e Mitchell D. Feldman. Correspondências para Marnin J. Heisel: Marnin.Heisel@lhsc.on.ca

Categoria: P. Psicológico. Palavras-chave: ideação suicida, Escala de Depressão Geriátrica, GDS, GDS-SI, triagem, estudo de coorte prospectivo, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 21 de maio de 2010. Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.