A análise do DNA do HPV ajuda a detectar o câncer cervical?

As diretrizes de detecção do câncer cervical estiveram no noticiário recentemente. Um grupo de pesquisadores finlandeses avaliou o uso da análise primária do DNA do papilomavírus humano (HPV) com triagem de citologia comparada à citologia convencional do câncer cervical e de lesões pré-cancerosas graves. Eles realizaram um ensaio clínico randomizado dentro de um programa populacional de detecção do câncer cervical na Finlândia. Foram recrutadas mulheres com idades entre 30 e 60 anos (n=58.076). Os exames de DNA do HPV com triagem de citologia foram comparados à detecção citológica convencional usando-se as taxas de câncer cervical, neoplasia cervical intraepitelial (NIC) de grau III, e adenocarcinoma in situ.

Os pesquisadores descobriram que: "Nos grupos HPV e convencional houve respectivamente 95.600 e 95.700 mulheres-ano de acompanhamento e 76 e 53 casos de NIC III+ (dos quais seis e oito foram cânceres cervicais). O risco relativo de NIC III+ no grupo HPV versus o grupo convencional foi de 1,44 entre todas as mulheres convidadas para a triagem e 1,77 entre aquelas que participaram. Dentre as mulheres com um resultado de exame normal ou negativo, a taxa relativa de NIC III+ subsequente foi de 0,28. A taxa de câncer cervical entre os grupos foi de 0,75 dentre as mulheres convidadas para a triagem e 1,98 dentre aquelas que participaram."

Os pesquisadores concluíram que: "Quando incorporada a um programa de detecção bem-estabelecido e organizado, a detecção primária do HPV com triagem de citologia foi mais sensível do que a citologia convencional na detecção das lesões NIC III+. O número de casos de câncer cervical foi pequeno, mas considerando a alta probabilidade de progressão do NIC III os achados são de importância para a prevenção do câncer."

Este grande estudo sugere que pode haver um papel para o uso da detecção do DNA do HPV como a principal ferramenta de detecção do câncer cervical.

Para o resumo completo, clique aqui.

BMJ 340:c1804, 27 de abril de 2010 © 2010 Anttila et al.

Rate of cervical cancer, severe intraepithelial neoplasia, and adenocarcinoma in situ in primary HPV DNA screening with cytology triage: randomised study within organised screening programme. Ahti Anttila, Laura Kotaniemi-Talonen, Maarit Leinonen, et al. Correspondências para A Anttila: ahti.anttila@cancer.fi

Categoria: X. Sistema Genital Feminino, Seio. Palavras-chave: câncer cervical, HPV, detecção do DNA do HPV, teste de triagem, citologia, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.

Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 18 de maio de 2010. Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.