O teste de proteína C-reativa pode reduzir a prescrição de antibióticos em excesso?

O excesso de prescrição de antibióticos é uma questão significativa na medicina de família. As infecções de vias aéreas inferiores (IVAI) e a rinossinusite são dois cenários em que ocorre a prescrição excessiva. A testagem da proteína C-reativa (PCR) no ponto de atendimento e o adiamento das prescrições são estratégias para reduzir a prescrição de antibióticos, mas ambas possuem limitações. Estes pesquisadores holandeses avaliara o efeito da assistência da PCR nas estratégias de prescrição de antibióticos ao conduzir um ensaio clínico randomizado envolvendo IVAI e rinossinusite. Os pacientes (n=258, 107 LRTI e 151 rinossinusite) foram individualmente randomizados para avaliação da PCR ou atendimento de rotina (controle).

Os pesquisadores relatam que: "Os pacientes no grupo avaliado pela PCR usaram menos antibióticos (43,4%) do que os pacientes de controle (56,6%) após a consulta ao índice (RR = 0,77). Esta diferença permaneceu significativa durante o acompanhamento (52,7% vs 65,1%, RR = 0,81). As prescrições adiadas no grupo assistido pela PCR foram preenchidas apenas numa minoria de casos (23% vs 72% no grupo de controle). A recuperação foi semelhante entre os grupos. A satisfação com o atendimento foi maior em pacientes geridos com assistência da PCR”.

Os pesquisadores concluíram que: "A testagem da PCR no ponto de atendimento para auxiliar na decisão de prescrever, incluindo as prescrições adiadas, para IVAI e rinossinusite pode ser uma estratégia útil para diminuir o uso de antibióticos e aumentar a satisfação do paciente sem comprometer sua recuperação."

Este estudo sugere que a testagem da proteína C-reativa no ponto de atendimento pode ser útil na redução do uso de antibióticos para rinossinusite e IVAI quando combinada ao adiamento das prescrições.

Para o resumo completo, clique aqui.

Annals of Family Medicine 8(2:124-133, Março de 2010 © 2010 Annals of Family Medicine, Inc.
Point-of-Care C-Reactive Protein Testing and Antibiotic Prescribing for Respiratory Tract Infections: A Randomized Controlled Trial. Jochen W. L. Cals, Marjolein J. C. Schot, Sanne A. M. de Jong, Geert-Jan Dinant, e Rogier M. Hopstaken. Correspondências para Jochen Cals: j.cals@hag.unimaas.nl

Categoria: R. Respiratório. Palavras-chave: CRP, proteína C-reativa, LRTI, rinossinusite, antibióticos, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 18 de maio de 2010. Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.