Conexão entre aumento da ingestão de refrigerante de cola e a baixa qualidade do sêmen

Autores da Dinamarca examinaram a associação entre a qualidade do sêmen e a ingestão de cafeína entre 2.554 jovens homens dinamarqueses recrutados quando foram examinados para determinar sua forma física para o serviço militar em 2001-2005. Os homens entregaram uma amostra de sêmen e responderam um questionário incluindo informações sobre a ingestão de cafeína de várias fontes, a partir das quais foi calculada a ingestão total. A ingestão moderada de cafeína e refrigerantes de cola (101-800 mg/dia e menor ou o equivalente à garrafas de 0,5L de cola/semana) comparada à ingestão baixa (menor ou equivalente a 100 mg/dia, nenhuma ingestão de refrigerante de cola) não foi associada à alteração na qualidade do sêmen.

A ingestão alta de refrigerantes de cola (maior do que 14 garrafas de 0,5 L/semana) e/ou cafeína (maior do que 800 mg/dia) foi associada a uma redução na concentração do esperma e na contagem total do esperma, embora o tenha sido de forma significativa apenas no caso dos refrigerantes de cola. Os que tinham alta ingestão de refrigerantes de cola tiveram uma concentração ajustada de esperma e uma contagem total de esperma de 40 milhões/mL e 121 milhões, respectivamente, comparados a 56 milhões/mL e 181 milhões nos não-consumidores de refrigerante de cola, o que não pôde ser atribuído à cafeína por eles ingerida porque esta equivalia a menos do que 140 mg/dia.
Os pesquisadores concluíram que: "… os autores não podem excluir a possibilidade de um limiar acima do qual os refrigerantes de cola, e possivelmente a cafeína, afetam negativamente a qualidade do sêmen."

“Esta associação não prova a causa. Outros fatores relacionados ao estilo de vida menos saudável destes homens podem explicar os achados"

Para o resumo completo, clique aqui.

American Journal of Epidemiology 171(8):883-891, publicado online em 25 de março de 2010 © O Autor 2010
Caffeine Intake and Semen Quality in a Population of 2,554 Young Danish Men. Tina Kold Jensen, Shanna H. Swan, Niels E. Skakkebæk, Sanne Rasmussen e Niels Jørgensen. Correspondências para Tina Kold Jensen: tkjensen@health.sdu.dk

Categoria: Y. Sistema Genital Masculino, Mama. Palavras-chave: cafeína, refrigerantes de cola, fertilidade, medicina reprodutiva, análise de sêmen, questionário, associação, observatório de revistas.

Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor 14 de maio de 2010
Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.