Anticonvulsivantes e risco de suicídio

A Agência Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos ordenou o uso de rótulos de advertência para anticonvulsivantes como uma classe de medicamentos relacionada ao risco aumentado de pensamentos e comportamento suicida. Autores estadunidenses examinam o risco de atos suicidas e morte violenta associados a anticonvulsivantes individuais. Eles realizaram uma análise de coorte em pacientes iniciando o uso de anticonvulsivantes comparados a pacientes iniciando um medicamento anticonvulsivante de referência (topiramato) , utilizando a Pesquisa Integrada HealthCore (HCIR). Os modelos proporcionais de danos de Cox (Cox proportional hazards models) e as análises de propensão pareadas por pontuação avaliaram os riscos de tentativas de suicídio ou suicídio completo e atos suicidas combinados ou morte violenta. Eles fizeram o controle para co-morbidades psiquiátricas e outros fatores de risco.

Os autores descobriram que: "O estudo identificou 26 suicídios efetivos, 801 tentativas de suicídio, e 41 mortes violentas em 297.620 novos episódios de tratamento com anticonvulsivante (acompanhamento global médio, 60 dias). A incidência dos desfechos compostos por suicídios completos, tentativas de suicídio, e mortes violentas para anticonvulsivantes usados em pelo menos 100 episódios de tratamento variando de 6,2 por 1000 pessoas-ano para a primidona até 34,3 por 1000 pessoas-ano para oxcarbazepina. O risco de atos suicidas foi aumentado para gabapentina (RR= 1,42), lamotrigina (RR, 1,84), oxcarbazepina (RR, 2,07), tiagabina (RR, 2,41), e valproato (RR, 1,65), comparados ao topiramato. As análises incluindo mortes violentas produziram resultados semelhantes. Os usuários de gabapentina tiveram risco aumentado nos subgrupos de pacientes mais jovens e mais velhos, pacientes com distúrbios de humor, e pacientes com epilepsia ou convulsão quando comparados à carbamazepina."

Os autores concluíram que: "Esta análise exploratória sugere que o uso de gabapentina, lamotrigina, oxcarbazepina e tiagabina, comparado ao uso de topiramato, pode estar associado a um risco aumentado de atos suicidas ou mortes violentas."

Este estudo expande dados anteriores, elucidando os riscos de atos suicidas para anticonvulsivantes individuais.

Para o resumo completo, clique aqui.

JAMA 303(14):1401-1409, 14 de abril de 2010 © 2010 American Medical Association
Anticonvulsant Medications and the Risk of Suicide, Attempted Suicide, or Violent Death. Elisabetta Patorno, Rhonda L. Bohn, Peter M. Wahl, et al.

Categoria: N .Neurológico, P. Psicológico. Palavras-chave: anticonvulsivantes, suicídio, comportamento suicida, morte violenta, HCIR, estudo de coorte, observatório de revistas.

Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor ,14 de maio de 2010.
Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.