Níveis de pressão sanguínea ambulatorial para o diagnóstico e tratamento da hipertensão

Pesquisadores australianos buscaram a pressão sanguínea ambulatorial relacionada por idade e sexo equivalente aos limiares da pressão sanguínea clínica relativos ao diagnóstico e tratamento da hipertensão. Eles registraram as pressões sanguíneas ambulatoriais com dispositivos validados, em 11 locais por toda a Austrália (n=8575). Eles utilizaram a menor regressão de produto para comparar as medidas ambulatoriais e clínicas da pressão sanguínea, medida tanto pela equipe treinada como, num coorte menor, por médicos (n=1693).

Os pesquisadores encontraram "A idade média dos participantes de 56 anos com índice de massa corpórea de 28,9 e pressão sistólica/diastólica clínica médias de 142/82 mm Hg, e 4626 (54%) mulheres. A média das medições clínicas pela equipe treinada foi 6/3 mm Hg mais alta do que a pressão sanguínea ambulatorial diurna e 10/5 mm Hg mais alta do que a pressão sanguínea de 24 horas, mas 9/7 mm Hg mais baixa do que os valores clínicos medidos por médicos. Os equivalentes ambulatoriais diários derivados das medições clínicas pela equipe treinada foram 4/3 mm Hg menores do que o limiar clínico de 140/90 mm Hg (limite mais baixo para hipertensão de grau 1), 2/2 mm Hg mais baixos do que o limiar de 130/80 mm Hg (limite-alvo mais alto para pacientes com condições associadas), e 1/1 mm Hg mais baixo do que o limiar de 125/75 mm Hg. Os equivalentes foram 1/2 mm Hg mais baixos para mulheres e 3/1 mm Hg mais baixos em idosos comparados ao grupo combinado."

Os pesquisadores concluíram que: "Nosso estudo fornece os limiares diurnos da pressão sanguínea ambulatorial que são levemente mais baixos do que os valores clínicos equivalentes. As medições clínicas da pressão sanguínea feitas por médicos foram consideravelmente mais altas do que aquelas feitas pela equipe treinada e logo ofereceram estimativas inadequadas dos limiares ambulatoriais. Estes resultados fornecem uma estrutura para o diagnóstico e gerenciamento da hipertensão utilizando valores da pressão sanguínea ambulatorial."

“Este estudo elucida os níveis de pressão sanguínea ambulatorial para o diagnóstico e tratamento da hipertensão, e tem o intrigante achado das diferenças nas leituras obtidas por médicos e pela equipe treinada.”

Para o resumo completo, clique aqui.

BMJ 340:c1104, 14 de abril de 2010 © 2010 Head et al.

Definition of ambulatory blood pressure targets for diagnosis and treatment of hypertension in relation to clinic blood pressure: prospective cohort study. Geoffrey A Head, Anastasia S Mihailidou, Karen A Duggan, et al. Correspondências para G A Head: geoff.head@baker.edu.au

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: pressão sanguínea ambulatorial, hipertensão, limiar, diagnóstico, tratamento, estudo epidemiológico, observatório de revistas.

Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor, 14 de maio de 2010.
Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.