Acetaminofeno e osteoartrite

Na edição de março de 2010 do American Journal of Managed Care há uma Revisão Clínica intitulada O Papel do Acetaminofeno no Tratamento da Osteoartrite por Joseph Flood que assim começa: "Há uma luta constante para compreender e comparar o acetaminofeno (acetil-para-aminofenol [APAP]) com medicamentos anti-inflamatórios não-esteroides (NSAIDs), tanto seletivos como não-seletivos, no tratamento sintomático da osteoartrite (OA). Dentro destes debates maiores há 2 questões centrais que são frequentemente revistas. Primeiro, como o Acetaminofeno se compara aos NSAIDs para o alívio sintomático da OA? Segundo, as preocupações relativas à segurança e tolerabilidade dos NSAIDs são suficientes para recomendar o Acetaminofeno como o tratamento inicial da OA?

"A eficácia comparativa do Acetaminofeno e dos NSAIDs para o tratamento sintomático da OA tende a favorecer os NSAIDs, embora isto pareça ser um efeito de eficácia maior nos pacientes com sintomas mais graves. O Acetaminofeno é associado a uma baixa taxa de eventos adversos. A taxa de eventos adversos é muito mais alta com os NSAIDs, mas pode ser parcialmente, porém não inteiramente, melhorada por agentes que reduzam as complicações gastrintestinais. Consequentemente, as principais diretrizes para o tratamento clínico da OA recomendam o Acetaminofeno como o tratamento inicial para aqueles com dor leve a moderada, tanto por sua eficácia como por sua segurança. Enquanto o mecanismo analgésico do Acetaminofeno ainda precisa ser elucidado, a presunção de que falta a ele um efeito anti-inflamatório é desafiada por vários dados, ainda que inconclusivos. Estes dados apontam para a possibilidade de que o processo inflamatório da OA seja mais complexo do que se compreendera inicialmente. Embora o Acetaminofeno possa não ter um efeito anti-inflamatório análogo àquele dos NSAIDs, ele pode possuir algum por meios diferentes. "

Para a revisão completa, clique aqui.

American Journal of Managed Care 16:S48-S54 © 2010 para a Managed Care & Healthcare Communications, LLC
The Role of Acetaminophen in the Treatment of Osteoarthritis. Joseph Flood. Correspondências para Joseph Flood: jjflood@columbusrr.com

Categoria: M. Músculo-Esquelético. Palavras-chave: acetaminofeno, NSAIDS, osteoartrite, eventos adversos, diretrizes de tratamento, efeitos anti-inflamatórios, revisão clínica.

Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio Publicado em Global Family Doctor, 11 de maio de 2010.
Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.