Quão precisa é a tomografia computadorizada para o câncer de pulmão?

A promoção de triagem para o câncer de pulmão direto-ao-consumidor aumentou, especialmente da tomografia computadorizada de baixa dose (TC). Contudo, estes exames expõem pessoas saudáveis a danos em potencial, e as taxas cumulativas de falso-positivos para TC de baixa dose nunca foram formalmente relatadas. Autores estadunidenses quantificaram o risco cumulativo de que uma pessoa que participasse de um exame de triagem de 1 ou 2 anos para o câncer de pulmão receberia pelo menos 1 resultado falso-positivo, assim como as taxas de procedimentos desnecessários para o diagnóstico num ensaio randomizado e controlado de TC de baixa dose versus radiografia do tórax. Os pacientes eram fumantes ou ex-fumantes, com idades entre 55 e 74 anos, com um histórico de fumo de 30 maços-ano ou mais e nenhum histórico de câncer de pulmão (n = 3190).
Eles descobriram que: "Usando a análise de Kaplan-Meier, a probabilidade cumulativa de que uma pessoa tenha 1 ou mais exames de TC de baixa dose falso-positivos foi de 21% após 1 triagem e 33% após 2. As taxas para radiografia do tórax foram de 9% e 15%, respectivamente. Um total de 7% dos participantes com exame de TC de baixa dose falso-positivo e 4% com uma radiografia de tórax falso-positiva tiveram um procedimento invasivo resultante.

Os autores concluíram que: "Os riscos de resultados falso-positivos em exames de triagem de câncer de pulmão são substanciais após apenas dois exames anuais, particularmente para TC de baixa dose. São justificados os estudos adicionais dos encargos econômicos, psicossociais e físicos resultantes destes métodos."

“A evidência de benefício de qualquer tipo de triagem do câncer de pulmão não está estabelecida.”

Para o resumo completo, clique aqui.

Annals of Internal Medicine 152(8):505-512, 20 de abril de 2010 © 2010 para a American College of Physicians
Cumulative Incidence of False-Positive Test Results in Lung Cancer Screening-A Randomized Trial. Jennifer M. Croswell, Stuart G. Baker, Pamela M. Marcus, Jonathan D. Clapp, e Barnett S. Kramer. Correspondências para Dr. Croswell: croswellj@od.nih.gov

Categoria: R. Respiratório. Palavras-chave: câncer de pulmão, fumo, triagem, tomografia computadorizada, radiografia, falso-positivo, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.

Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor, 11 de maio de 2010. Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.