O fumo passivo causa rinossinusite?

Estes pesquisadores do Canadá e dos Estados Unidos conduziram um estudo de caso-controle pareado para estabelecer associações entre o fumo passivo (FP) e a rinossinusite crônica (RSC). Eles incluíram um total de 306 pacientes não-fumantes diagnosticados com um caso incidente de RSC e 306 pacientes de controles não-fumantes pareados por idade, sexo, e raça/etnia. Eles consideraram exposição ao FP durante os cinco anos anteriores ao diagnóstico de RSC (pacientes casos) e antes da entrada no estudo (pacientes controle) a partir de quatro fontes primárias: casa, trabalho, locais públicos, e funções sociais privadas fora de casa, tais como festas, jantares, e casamentos.

Eles descobriram que: "Dos pacientes controle e pacientes caso, respectivamente, 28 (9,1%) e 41 (13,4%) tiveram exposição ao FP em casa, 21 (6,9%) e 57 (18,6%) no trabalho, 258 (84,3%) e 276 (90,2%) em locais públicos, e 85 (27,8%) e 157 (51,3%) em funções sociais privadas. Ajustados para fatores de confusão em potencial (status socioeconômico e exposição à poluição do ar e irritantes químicos ou respiratórios de hobbies, do trabalho, ou de outros), a razão de chances para RSC foi de 1,69 (NS) para exposição ao FP em casa, 2,81 para exposição no trabalho, 1,48 (NS) para exposição em locais públicos, e 2,60 para exposição em funções privadas. Uma forte relação dose-resposta independente existiu entre a RSC e o número de locais onde a exposição ao FP ocorreu (taxa de chances por 1 de 4 níveis 2,03). Aproximadamente 40,0% das RSC pareceram ser atribuíveis ao FP."

Os autores concluíram que: "A exposição ao FP é comum e significativamente associada de forma independente à RSC. Estes achados têm importantes implicações clínicas e de saúde pública."

“Esta é uma boa evidência para defender a proibição do fumo em locais públicos.”

Para o resumo completo, clique aqui.

Arch Otolaryngol Head Neck Surg 136(4):327-334, Abril de 2010 © 2010 para a American Medical Association
Secondhand Smoke as a Potential Cause of Chronic Rhinosinusitis-A Case-Control Study. C. Martin Tammemagi, Ronald M. Davis, Michael S. Benninger, Amanda L. Holm, Richard Krajenta. Correspondências para Dr. Tammemagi: martin.tammemagi@brocku.ca

Categoria: R. Respiratório, Z. Problemas Sociais. Palavras-chave: fumo passivo, rinossinusite, estudo de caso-controle, observatório de revistas.

Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor, 11 de maio de 2010. Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.