Diagnóstico por imagem na lesão cerebral traumática leve

Na edição de abril de 2010 da Canadian Family Physician há uma Revisão Clínica intitulada Lesão cerebral traumática leve: Parte 1: Determinando a necessidade do diagnóstico por imagem de Zachary Levine que assim começa: "A lesão cerebral traumática leve (LCT leve) é definida como uma lesão na cabeça que resulta em perda de consciência por menos de 30 minutos, alteração do estado mental no momento do acidente, ou perda de memória. No momento da apresentação ao atendimento de saúde, os pacientes com LCT leve têm pontuações na Escala de Coma de Glasgow (ECG) de 13 a 15. A lesão cerebral traumática leve é extremamente comum. Na América do Norte existem entre 1,5 milhões e 2 milhões de visitas de pacientes a Pronto-atendimentos por ano por trauma na cabeça, com 70% a 90% destas visitas sendo casos de LCT leve. Isto não inclui as muitas pessoas que batem a cabeça e preferem não buscar atenção médica. Os grupos com maior risco de LCT leve são os adolescentes e jovens adultos, embora adultos mais velhos e crianças pequenas também tenham morbidade substancial. A lesão cerebral traumática leve é mais comum em homens do que em mulheres. As causas mais comuns são acidentes com veículos motorizados e quedas. Médicos de emergência são frequentemente confrontados com casos como o aqui descrito. Eles precisam decidir se os pacientes precisam de diagnóstico por imagem urgente, quais pacientes devem ser observados, e quais pacientes podem ser mandados para casa. Entre os anos 1992 e 2000 houve um aumento de 165% na taxa de tomografias computadorizadas (TC) da cabeça em hospitais canadenses. Noventa por cento das imagens de TC da cabeça tem resultados negativos para lesão cerebral clinicamente importante. Apenas 1% de todos os casos de LCT leve requer intervenção neurocirúrgica. Então, quem precisa fazer tomografias?

"De forma geral, os estudos concordam em vários sinais que indicam a necessidade de realizar avaliações por imagem de urgência por TC da cabeça: evidências de fratura basal, depressão ou aberta do crânio, convulsões, vômito, trauma mecânico de alto risco (ex., ejeção de um veículo; pedestre vs automóvel), e pontuação na ECG em declínio ou persistentemente reduzida. Seguem-se outros fatores importantes a se considerar: idade acima de 60 anos, amnésia anterógrada persistente, amnésia retrógrada por mais de 30 minutos, coagulopatia (seja por medicamento ou não), intoxicação, perda de consciência, e queda maior do que cinco degraus ou três pés (1 metro). "

Para a revisão completa, clique aqui.

Canadian Family Physician 56 (4): 346-349 © 2010 pelo College of Family Physicians do Canadá
Mild traumatic brain injury: Part 1: Determining the need to scan. Zachary Levine.

Categoria: N. Neurológico Palavras-chave: lesão cerebral traumática leve, tomografia computadorizada, pacientes de alto risco, hematoma epidural, hematoma subdural, intervenção neurocirúrgica, revisão clínica.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio Publicado em Global Family Doctor 29 de junho de 2010. Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.