Prevenção da fibrilação atrial por inibição do sistema renina-angiotensina

Estudos individuais examinando os efeitos da inibição do sistema renina-angiotensina (SRA) na prevenção da Fibrilação Atrial (FA) relataram resultados controversos. Autores da Alemanha, dos EUA, da Dinamarca e da Noruega revisaram dados publicados de ensaios clínicos sobre os efeitos da inibição do sistema renina-angiotensina para a prevenção de fibrilação atrial, com o objetivo de definir quando a inibição do SRA seria mais eficaz. Foram incluídos todos os ensaios clínicos randomizados publicados relatando os efeitos do tratamento com inibidores da enzima conversora de angiotensina ou bloqueadores dos receptores da angiotensina na prevenção primária ou secundária da FA. Foi analisado um total de 23 ensaios clínicos randomizados com 87.048 pacientes. Na prevenção primária, foram incluídos 6 estudos sobre hipertensão, 2 estudos sobre infarto do miocárdio, e 3 estudos em insuficiência cardíaca (alguns sendo análises post-hoc de ensaios clínicos randomizados). Na prevenção secundária, foram incluídos 8 estudos após cardioversão e 4 estudos avaliando a prevenção médica de recorrência.

De forma geral, a inibição do SRA reduziu significativamente a razão de chance para FA em 33%, mas houve heterogeneidade substancial entre os estudos. Na prevenção primária, a inibição do SRA foi eficaz nos pacientes com insuficiência cardíaca e naqueles com hipertensão e hipertrofia do ventrículo esquerdo, mas não nos pacientes pós-infarto do miocárdio de maneira geral. Na prevenção secundária, a inibição do SRA foi, com freqüência, administrada em adição a fármacos antiarrítmicos, inclusive amiodarona, reduzindo ainda mais as chances de recorrência de FA após cardioversão em 45% (significativo) e nos pacientes sob terapia medicamentosa em 63% (significativo).

Os pesquisadores concluíram que: "Esta análise apoia o conceito de inibição do SRA como um tratamento emergente para a prevenção primária e secundária da FA, mas reconhece o fato de que alguns dos estudos de prevenção primária foram análises post-hoc. Outras áreas em que há incertezas incluem diferenças potenciais entre específicos inibidores do SRA e possíveis interações ou efeitos sinérgicos com fármacos antiarrítmicos."

Uma interessante alternativa para o uso de IECAs ou antagonistas do receptor de angiotensina.

Para o resumo completo, clique aqui.

J Am Coll Cardiol 55:2299-2307, 25 de maio de 2010 © 2010 pela American College of Cardiology Foundation
Prevention of Atrial Fibrillation by Renin-Angiotensin System Inhibition: A Meta-Analysis. Markus P. Schneider, Tsushung A. Hua, Michael Bohm et al. Correspondências para Dr. Roland E. Schmieder: roland.schmieder@uk-erlangen.de

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: fibrilação atrial, angiotensina, receptor de angiotensina tipo 1, inibidores da enzima conversora de angiotensina, sistema renina-angiotensina, meta-análise, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Australia. Publicado em Global Family Doctor 25 de junho de 2010 Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.