Alopurinol tem efeito anti-isquêmico para pacientes com angina

Evidências experimentais sugerem que os inibidores da xantina oxidase podem reduzir o consumo de oxigênio no miocárdio para um volume de ejeção específico. Se tal efeito também ocorrer no homem, esta classe de inibidores poderia se tornar um novo tratamento para isquemia em pacientes com angina pectoris. Os pesquisadores do Reino Unido verificaram se o alopurinol em altas doses prolonga a capacidade de exercício em pacientes com angina crônica estável. Sessenta e cinco pacientes (com idades entre 18—85 anos) com doença na artéria coronária angiograficamente documentada, um teste de tolerância a exercícios positivo, e angina pectoris crônica estável (por pelo menos 2 meses) foram recrutados para um estudo cruzado duplo-cego, randomizado e controlado por placebo num hospital e duas enfermarias do Reino Unido. Eles usaram randomização gerada por computador para prescrever aos pacientes alopurinol (600 mg por dia) ou placebo por 6 semanas antes do cruzamento.

O alopurinol aumentou o tempo médio para a depressão do segmento ST para 298 s de uma linha de base de 232 s, e o placebo o aumentou para 249 s (significativo). O estimador (diferença absoluta entre o alopurinol e o placebo) foi de 43 s. O alopurinol aumentou o tempo médio total de exercício para 393 s de uma linha de base de 301 s, e o placebo o aumentou para 307 s (significativo); o estimador foi de 58 s. O alopurinol aumentou o tempo até a dor no peito de uma linha de base de 234 s para 304 s, e o placebo o aumentou para 272 s (significativo); o estimador foi de 38 s. não foi relatado nenhum efeito adverso do tratamento.

Os pesquisadores concluíram que: "O alopurinol parece ser um fármaco anti-isquêmico útil, econômico, bem-tolerado e seguro para pacientes com angina."

Mas seis semanas é um período muito curto para avaliar a segurança.

Para o resumo completo, clique aqui.

The Lancet publicado online em 8 de junho de 2010 © Elsevier Ltd 2010
Effect of high-dose allopurinol on exercise in patients with chronic stable angina: a randomised, placebo controlled crossover trial. Awsan Noman, Donald SC Ang, Simon Ogston, Chim C Lang e Allan D Struthers. Correspondências para Prof Allan D Struthers: a.d.struthers@dundee.ac.uk

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: alopurinol, exercício, angina crônica estável, estudo randomizado cruzado controlado por placebo, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Australia. Publicado em Global Family Doctor 25 de junho de 2010 Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.