O hipertireoidismo representa risco para derrame em adultos jovens?

Há muitos fatores de risco conhecidos para derrame, mas o hipertireoidismo não foi considerado um fator de risco em jovens adultos. Estes pesquisadores de Taiwan acompanharam uma coorte de 3176 pacientes entre 18-44 anos com hipertireoidismo e 25 408 pacientes sem hipertireoidismo foram incluídos como coorte de comparação. Cada paciente foi rastreado por cinco anos a contar de sua visita inicial ao ambulatório. Regressões de risco proporcional de Cox foram usadas para determinar as taxas de sobrevivências sem derrame por cinco anos.

Os pesquisadores descobriram que: "Da amostra total de 28.584 pacientes, 198 pacientes (0,7 por cento) tiveram derrames isquêmicos durante o período de acompanhamento de cinco anos (31 {1,0 por cento dos pacientes com hipertireoidismo} do coorte do estudo e 167 {0,6 por cento dos pacientes de comparação} do coorte de comparação). Após ajuste por idade, gênero, renda, nível de urbanização, hipertensão, diabetes, fibrilação atrial, hiperlipidemia, doença cardíaca coronária, e informações sobre o uso de antiarrítmicos, o risco de ter um derrame isquêmico durante o período de acompanhamento de 5 anos foi 1,44 vezes maior para pacientes com hipertireoidismo do que para pacientes no coorte de comparação."

Os pesquisadores concluíram: "… que o hipertireoidismo está associado a um risco aumentado para derrame isquêmico entre jovens adultos."
 

O estudo identifica uma ligação entre o hipertireoidismo e derrame isquêmico subsequente em jovens adultos.

Para o resumo completo, clique aqui.

Stroke 41(5):961-966, Maio de 2010 © 2010 American Heart Association, Inc.
Hyperthyroidism and Risk of Ischemic Stroke in Young Adults: A 5-Year Follow-Up Study. Jau-Jiuan Sheu, Jiunn-Horng Kang, Hsiu-Chen Lin, e Herng-Ching Lin. Correspondências para Herng-Ching Lin: henry11111@tmu.edu.tw

Categoria: K Circulatório, T Endócrino/Metabólico/Nutricional, Palavras-chave: derrame isquêmico, derrame, hipertireoidismo, fator de risco, jovens adultos, estudo de coorte, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 25 de junho de 2010
Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.