Existe uma relação dose-resposta entre atividade física e obesidade?

A relação entre atividade física e obesidade é um tópico que atrai muita atenção. Estes autores dos EUA examinaram se o volume de “atividade física total de lazer” (AFTL) tem efeitos de dose-resposta na obesidade. Eles observaram 12.227 indivíduos usando a Pesquisa Nacional de Exame da saúde e Nutrição (National Health and Nutrition Examination Survey, NHANES), uma amostra representativa nacional da população dos EUA.

Os pesquisadores relatam que: "A prevalência ajustada por idade de obesidade entre mulheres foi de 41,4 por cento para aquelas sem qualquer AFTL no ultimo mês, 39,1 por cento para aquelas que participaram de AFTL, mas não chegaram à quantia mínima recomendada de AFTL (isto é, menos de 450 “minutos equivalentes metabólicos” por semana (MET-min/semana)), 31,0 por cento para aquelas que alcançaram a diretriz mínima recomendada (isto é, 450 a menos de 750), 28,0 por cento para aquelas cujo AFTL excedeu a diretriz mínima, mas menos do que o primeiro quartil dentre as que superaram as expectativas (isto é, 750 a menos de 1260), 23,4 por cento das que superaram as expectativas entre o primeiro e terceiro quartil (isto é, 1260 a menos de 3556), e 19,5 por cento para as que superaram as expectativas no ou acima do terceiro quartil (isto é, 3556 MET- min/semana ou mais). Esta associação foi mantida mesmo após a “atividade física ocupacional” (AFO) ter sido controlada. Contudo, este padrão não foi observado em adultas mexicanas e negras e mostrou efeito chão conforme a AFTL aumentou.”

Os pesquisadores concluíram que: "Há uma relação de dose-resposta inversa graduada de maneira bruta entre o volume total de AFTL e a obesidade em mulheres adultas nos EUA, mas não em homens. Existem diferenças de gênero e raciais/étnicas na relação da AFTL acumulada com a obesidade se deve em parte às taxas diferenciais de AFTL para atividade física ocupacional."

Este estudo encontra evidências de uma relação inversa entre a atividade física de lazer e a obesidade em mulheres.

Para o resumo completo, clique aqui.

Journal of Epidemiology & Community Health 64(5):426-431, Maio de 2010 © 2010 pelo BMJ Publishing Group Ltd.
Leisure-time physical activity dose-response effects on obesity among US adults: results from the 1999-2006 National Health and Nutrition Examination Survey. Dong-Chul Seo, Kaigang Li. Correspondências para Dong-Chul Seo: seo@indiana.edu

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: atividade física de lazer, atividade física ocupacional, relação de dose-resposta, obesidade, NHANES, pesquisa, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 25 de junho de 2010
Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.