O Projeto de Demonstração Nacional e Lar com Saúde Centrado no Paciente

Na edição suplementar de maio de 2010 dos Annals of Family Medicine há um resumo de um projeto intitulado Resumo do Projeto de Demonstração Nacional e Recomendações para o Lar com Saúde Centrado no Paciente por Benjamin F. Crabtree, Paul A. Nutting, William L. Miller, Kurt C. Stange, Elizabeth E. Stewart, e Carlos Roberto Jaén que assim começa: "Este artigo resume os achados do Projeto de Demonstração Nacional (National Demonstration Project, NDP) e faz recomendações para os criadores de políticas e aqueles implementando lares com saúde centrados nos pacientes (Patient-Centered Medical Homes, PCMHs) com base nestes achados e uma compreensão dos diversos esforços para transformar o atendimento primário. O NDP foi lançado em junho de 2006 como o primeiro teste nacional de um modelo particular de PCMH numa amostra diversificada de 36 práticas de família, randomizadas em grupos facilitados ou autodirecionados. Uma equipe de avaliação independente usou uma estratégia multimétodos de avaliação, analisando dados da observação direta, entrevistas de aprofundamento, sequências de e-mails, auditorias de prontuários, e pesquisas com pacientes e membros da equipe clínica. Os manuscritos do NDP revisados por pares oferecem as respostas a 4 perguntas-chave: (1) O modelo do NDP pode ser construído? (2) O que fazer para construir o modelo do NDP? (3) O modelo do NDP faz diferença na qualidade do atendimento? e (4) O modelo do NDP pode ser amplamente disseminado?

"Descobrimos que embora seja viável transformar as práticas independentes na conceitualização do NDP de um lar com saúde centrado nos pacientes, esta transformação requer um tremendo esforço e motivação, e benefícios de apoio externo. A maioria das práticas necessitará de recursos adicionais para esta magnitude de transformação. As recomendações se focam na necessidade de o modelo de PCMH continuar a evoluir, para a entrega da reforma do sistema, e para recursos suficientes para a implementação de planos de desenvolvimento pessoal e prático. Ao mesmo tempo, descobrimos que muito pode ser feito antes de uma reforma maior do sistema de saúde. "
 

Para a revisão completa, clique aqui.

Annals of Family Medicine 8 (1): S80-90 © 2010, Annals of Family Medicine, Inc.
Summary of the National Demonstration Project and Recommendations for the Patient-Centered Medical Home. Benjamin F. Crabtree, Paul A. Nutting, William L. Miller, Kurt C. Stange, Elizabeth E. Stewart, e Carlos Roberto Jaén. Correspondências para Benjamin F. Crabtree: crabtrbf@umdnj.edu

Categoria: HSR. Pesquisa de Serviços de Saúde. Palavras-chave: Atendimento primário, medicina familiar, melhoria na qualidade, Projeto de Demonstração Nacional, lar com saúde centrado no paciente, pesquisa baseada em prática, revisão clínica.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio Publicado em Global Family Doctor 22 de junho de 2010
Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.