Uma intervenção comportamental para distúrbios de tiques

Os distúrbios de tiques se desenvolvem inicialmente na infância, e podem limitar significativamente a funcionalidade. As terapias atuais de primeira linha são os medicamentos antipsicóticos. Estes pesquisadores dos EUA testaram a eficácia de intervenções comportamentais num ensaio controlado randomizado e observador-cego de 126 crianças entre 9-17 anos com síndrome de Tourette ou distúrbio de tique crônico limitante. Os recrutados foram randomicamente assinalados para oito sessões semanais de terapia comportamental (n = 61) ou uma terapia de apoio e educativa (n = 65).

Os autores descobriram que: "A intervenção comportamental levou a uma diminuição significativamente maior na Escala Global de Yale de Gravidade do Tique (24,7 a 17,1) da linha de base ao ponto final comparada ao tratamento de controle (24,6 a 21,1). Significativamente mais crianças sob intervenção comportamental comparadas àquelas no grupo de controle foram avaliadas como tendo melhorado bastante ou muito na escala de Melhoria das Impressões Clínicas Globais (52,5% vs 18,5 por cento, respectivamente, número com necessidade de tratamento = 3). O atrito foi baixo (12/126, ou 9,5 por cento). Piora do tique foi relatada por 4 por cento das crianças (5/126). Os ganhos do tratamento foram duráveis, com 87 por cento dos respondentes disponíveis da terapia comportamental demonstrando benefício continuado 6 meses após o tratamento."

Os autores concluíram que: "Uma intervenção comportamental abrangente, comparada a terapia de apoio e educativa, resultou numa melhoria maior da gravidade dos sintomas entre crianças com síndrome de Tourette ou distúrbio de tique crônico."

Este estudo sugere a eficácia da terapia comportamental para o tratamento de distúrbios de tique tais como a síndrome de Tourette, que pode ser uma alternativa adequada aos antipsicóticos para alguns pacientes.

Para o resumo completo, clique aqui.

JAMA 303(19):1929-1937, 19 de maio de 2010 © 2010 The American Medical Association
Behavior Therapy for Children With Tourette Disorder: A Randomized Controlled Trial. John Piacentini, Douglas W. Woods, Lawrence Scahill, et al.

Categoria: P. Psicológico. Palavras-chave: Tourette, distúrbio de tique, terapia comportamental, terapia de apoio, crianças, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 22 de junho de 2010
Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.