Escovar os dentes afeta o risco cardiovascular?

Há alguns dados que sugerem uma ligação entre a higiene oral e o risco cardiovascular. Estes pesquisadores britânicos examinaram se o comportamento de escovar os dentes está relacionado com a doença cardiovascular assim como marcadores inflamatórios (proteína C-reativa) e coagulação (fibrinogênio). Eles utilizaram a Pesquisa Escocesa de Saúde, incluindo 11 869 homens e mulheres com idade média de 50 anos. A higiene oral foi avaliada a partir da frequência autorrelatada de escovação. As pesquisas foram ligadas prospectivamente a registros clínicos hospitalares, e modelos de riscos proporcionais de Cox foram usados para calcular o risco cardiovascular. A associação com marcadores de laboratório foi examinada numa sub-amostra de participantes (n=4830) usando modelos lineares gerais com ajustes.

Os pesquisadores descobriram que: "Houve um total de 555 eventos de doença cardiovascular ao longo de uma média de 8,1 anos de acompanhamento, dos quais 170 foram fatais. Em aproximadamente 74 por cento (411) dos eventos de doença cardiovascular o diagnóstico principal foi doença cardíaca coronária. Os participantes que relataram pouca higiene oral (nunca/raramente escovavam os dentes) tiveram um risco aumentado de um evento de doença cardiovascular (taxa de risco 1,7) num modelo totalmente ajustado. Eles também tiveram concentrações mais altas tanto de proteína C-reativa (beta 0,04) como de fibrinogênio (0,08).”

Os pesquisadores concluíram que: "Pouca higiene oral está associada com níveis mais altos de risco de doença cardiovascular e inflamação de baixo grau, embora a natureza causal da associação ainda não tenha sido determinada."

Este estudo fornece mais evidências da ligação entre saúde oral e cardiovascular.


Para o resumo completo, clique aqui.

BMJ 340:c2451, 27 de maio de 2010 © 2010 de Oliveira et al
Toothbrushing, inflammation, and risk of cardiovascular disease: results from Scottish Health Survey. Cesar de Oliveira, Richard Watt, e Mark Hamer. Correspondências para R Watt: r.watt@ucl.ac.uk

Categoria: D. Digestivo, K. Circulatório. Palavras-chave: escovação, higiene oral, risco cardiovascular, proteína C-reativa, fibrinogênio, estudo prospectivo, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 22 de junho de 2010
Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.