Valproato na gravidez associado a várias más-formações congênitas

Estes autores holandeses estudaram a associação entre o uso de ácido valproico no primeiro trimestre de gravidez e más-formações congênitas. Eles identificaram 14 más-formações de estudos de coorte anteriores que foram significativamente mais comuns dentre os filhos de mulheres que haviam recebido ácido valproico durante o primeiro trimestre. Eles então avaliaram as associações entre o uso de ácido valproico durante o primeiro trimestre e estas 14 más-formações realizando um estudo de caso-controle com o uso do banco de dados do estudo antiepiléptico da Vigilância Europeia de Anomalias Congênitas (European Surveillance of Congenital Anomalies, EUROCAT), que é derivado de registros de base populacional sobre anomalias congênitas. O conjunto de dados incluía 98.075 nascidos vivos, natimortos, ou abortos com más-formações dentre 3,8 milhões de nascimentos em 14 países europeus de 1995 a 2005.

Eles descobriram que: “A exposição à monoterapia com ácido valproico foi registrada para um total de 180 registros, com 122 registros no grupo dos casos, 45 no grupo de controle 1, e 13 no grupo de controle 2. Quando comparado ao não-uso de fármaco antiepiléptico durante o primeiro trimestre (grupo de controle 1), o uso de monoterapia de ácido valproico foi associado a riscos significativamente aumentados para 6 das 14 más-formações em consideração. As razões de chance ajustadas foram as seguintes: espinha bífida 12,7, comunicação interatrial 2,5, fenda palatina 5,2, hipospadia 4,8, polidactilia 2,2, e craniossinostose 6,8. Os resultados da exposição ao ácido valproico foram semelhantes aos resultados da exposição a outros fármacos antiepilépticos.”

Os autores concluíram que: "O uso de monoterapia de ácido valproico no primeiro trimestre foi associado a riscos significativamente aumentados de várias más-formações congênitas, se comparado ao não-uso de fármacos antiepilépticos ou com o uso de outros fármacos antiepilépticos."

O valproato deve ser evitado nas mulheres que podem vir a engravidar.

Para o resumo completo, clique aqui.

N Engl J Med 362(23):2185-2193 10 de junho de 2010 © 2010 para a Massachusetts Medical Society
Valproic Acid Monotherapy in Pregnancy and Major Congenital Malformations. Janneke Jentink, Maria A. Loane, Helen Dolk, et al. Correspondências para Dr. de Jong-van den Berg: l.t.w.de.jong-van.den.berg@rug.nl

Categoria: W. Gravidez, Nascimento, Planejamento Familiar. Palavras-chave: epilepsia, gravidez, ácido valproico, más-formações congênitas, estudo de caso-controle, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 22 de junho de 2010
Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.