Anel de profilaxia para surtos da gripe H1N1

Estes autores de Cingapura relataram a eficácia dos anéis de quimioprofilaxia (contenção geograficamente determinada por meio de profilaxia) com oseltamivir para controlar surtos da gripe H1N1 2009 em ambientes semi-fechados. Todos os funcionários com suspeita de infecção foram testados e clinicamente isolados se a infecção foi confirmada. Além disso, eles administraram anéis de quimioprofilaxia pós-exposição com oseltamivir e segregaram as unidades (militares) afetadas para conter a propagação do vírus. Todos os funcionários foram testados três vezes por semana tanto para infecção virológica, por meio de esfregaços nasofaríngeos e análises da reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa com sequenciamento, e para sintomas clínicos, por meio de questionários.

Eles descobriram que: "Um total de 1175 funcionários estavam em risco em todos os quatro locais, com 1100 recebendo profilaxia de oseltamivir. Um total de 75 funcionários (6,4%) foram infectados antes da intervenção, e 7 (0,6%) após a intervenção. Houve uma redução significativa no número reprodutivo total (o número de novos casos atribuíveis ao caso inicial), de 1,91 antes da intervenção para 0,11 após a intervenção. Três dos quatro surtos mostraram uma redução significativa na taxa de infecção após a intervenção. A análise molecular revelou que todos os quarto surtos eram derivados da linhagem de Nova York do vírus H1N1 2009 e que os casos dentro de cada surto foram devidos à transmissão em vez de episódios não-relacionados de infecção. Dos 816 funcionários tratados com oseltamivir que foram pesquisados, 63 (7,7%) relataram leves efeitos colaterais não-respiratórios do fármaco, sem eventos adversos graves."

Os autores concluíram que: "O anel de quimioprofilaxia com oseltamivir, assim como a imediata identificação e isolamento dos funcionários infectados, foi eficaz na redução do impacto dos surtos de gripe H1N1 2009 em ambientes semifechados."

Esta abordagem pode ser útil em outras situações e com outras doenças com formas semelhantes de transmissão.

Para o resumo completo, clique aqui.

N Engl J Med 362(23):2166-2174 10 de junho de 2010 © 2010 para a Massachusetts Medical Society
Oseltamivir Ring Prophylaxis for Containment of 2009 H1N1 Influenza Outbreaks. Vernon J. Lee, Jonathan Yap, Alex R. Cook, et al. Correspondências para Dr. Lee: vernonljm@hotmail.com

Categoria: R. Respiratório. Palavras-chave: H1N1, influenza, gripe, prevenção, oseltamivir, unidades militares, ambientes semifechados, estudo antes-e-depois, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 22 de junho de 2010
Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.