Atendimento em grupo para pacientes com DM2 e hipertensão descontrolados

Estes pesquisadores dos EUA conduziram um ensaio clínico randomizado para testar a eficácia de grupos operativos (GOps) no gerenciamento de diabetes e hipertensão comórbidos. Eles incluíram 239 pacientes com diabetes pouco controlado (nível de HbA1c maior que 7,5%) e hipertensão (pressão sanguínea sistólica maior que 140 mm Hg ou pressão sanguínea diastólica maior que 90 mm Hg). Os pacientes foram randomicamente designados dentro de cada centro para frequentar um GOp ou receber o tratamento usual. As clínicas abrangiam 7 a 8 pacientes e uma equipe de atendimento que consistia de um internista de cuidados primários gerais, um farmacêutico, e um enfermeiro ou outro educador certificado sobre diabetes. Cada sessão incluía interações de grupo estruturadas moderadas pelo educador.

Eles descobriram que: "A pressão sanguínea sistólica e o nível de HbA1c médios na linha de base foram 152,9 mm Hg e 9,2%, respectivamente. No fim do estudo, a pressão sanguínea sistólica média melhorou em 13,7 mm Hg no grupo do GOp e 6,4 mm Hg no grupo do atendimento usual, enquanto o nível médio do HbA1c melhorou em 0,8% no grupo da GMC e 0,5% no grupo do atendimento usual (NS).”
Os autores concluíram que: " GOps são uma potente estratégia para melhorar a pressão sanguínea mas não o nível de HbA1c em pacientes diabéticos."

Este grau de melhoria na pressão sanguínea pode justificar a abordagem de grupo em alguns casos.

Para o resumo completo, clique aqui.

Annals of Internal Medicine 152(11):689-696, 1º de junho de 2010 © 2010 para o American College of Physicians
Medical Clinics Versus Usual Care for Patients With Both Diabetes and Hypertension: A Randomized Trial. David Edelman, Sonja K. Fredrickson, Stephanie D. Melnyk, et al. Correspondências para Dr. Edelman: dedelman@duke.edu

Categoria: HSR. Pesquisa de Serviços de Saúde, T. Endócrino/Metabólico/Nutricional, K. Circulatório. Palavras-chave: diabetes tipo 2, hipertensão, pressão sanguínea, HbA1c, clínicas de grupo, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 22 de junho de 2010
Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.