Uso de anti-histamínicos durante a gravidez e amamentação

Na edição de maio de 2010 do Canadian Family Physician há uma revisão clínica intitulada Segurança dos anti-histamínicos durante a gravidez e amamentação por Miranda So, Pina Bozzo, Miho Inoue, e Adrienne Einarson, que assim começa: "Os sintomas comuns da rinite alérgica incluem congestão nasal, coriza e prurido, assim como envolvimento ocular com vermelhidão na conjuntiva, inchaço e lacrimação excessiva. Os sintomas são tipicamente acionados por alérgenos no ar (ex, pólen de árvores, gramíneas, ervas); contudo, alérgenos domésticos tais como ácaros da poeira ou pelos de animais também são desencadeadores comuns. Estima-se que doenças alérgicas afetem 20% a 30% das mulheres em idade fértil, tornando-se as condições médicas mais comuns para a complicação de uma gravidez. Além disso, durante a gravidez, de 10% a 30% das mulheres com rinite alérgica pré-existente relataram aumento dos sintomas. Explicações possíveis incluem aumento no volume de sangue circulante, ingurgitamento vascular nasal e aumento das secreções da mucosa nasal devido a influências hormonais.

Embora a alergia sazonal não seja uma condição médica ameaçadora à vida, ela pode ser extremamente problemática para grávidas e mães lactantes. Com base no corpo de evidências atual, que é grande, os bloqueadores de H1 de primeira geração não são associados a um risco aumentado de grandes más-formações ou quaisquer efeitos adversos fetais. Embora haja menos evidências quanto a bloqueadores de H1 de segunda geração, eles também não foram associados a um risco aumentado de desfechos adversos na gravidez. Além disso, nenhum dos anti-histamínicos é excretado no leite materno em quantidade apreciável de forma a ter qualquer efeito adverso no lactente. Logo, é possível assegurar as mulheres grávidas e lactantes de que podem aliviar seus sintomas sem representar risco adicional a seus fetos ou recém-nascidos. "

Para a revisão completa, clique aqui.

Canadian Family Physician 56(5):427-429 © 2010 pela College of Family Physicians of Canada
Safety of antihistamines during pregnancy and lactation. Miranda So, Pina Bozzo, Miho Inoue, e Adrienne Einarson.

Categoria: W. Gravidez, Planejamento Familiar. Palavras-chave: rinite alérgica, alergias, gravidez, lactação, anti-histamínicos, segurança, revisão clínica.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio Publicado em Global Family Doctor 2 de julho de 2010. Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.