Idade gestacional no parto correlacionada a necessidade de educação especial

Estudos anteriores demonstraram uma associação entre partos prematuros e aumento do risco de necessidade de educação especial (SEN). O objetivo deste estudo era examinar o risco de NEE ao longo de toda a duração da gestação. Eles conduziram um estudo retrospectivo de base populacional ao ligar dados de censos escolares de 407.503 crianças em idade escolar elegíveis, residentes em 19 áreas da Autoridade Local Escocesa (população total 3,8 milhões) a seus dados de rotina de nascimento.

A necessidade de educação especial foi registrada em 17.784 (4,9%) crianças; 1.565 (8,4%) das nascidas prematuras e 16.219 (4,7%) das nascidas a termo. O risco de NEE aumentou ao longo de toda a duração da gestação de 40 a 24 semanas: razão de chance (Odds Ratio – OR) ajustada para 37-39 semanas, 1,16; OR ajustada para 33-36 semanas, 1,53; OR ajustada para 28-32 semanas, 2,66; OR ajustada para 24-27 semanas, 6,92. Não houve interação entre parto eletivo versus espontâneo.

De forma geral, a gestação a termo correspondeu a 10% da fração ajustada de NEE atribuível à população. Devido a sua alta frequência, partos próximos ao termo (37-39 semanas) representaram 5,5% dos casos de NEE comparados a partos prematuros (menos de 37 semanas), que representaram apenas 3,6% dos casos.

Os pesquisadores concluíram que: "A idade gestacional no parto teve uma forte relação “dose-dependente” com a NEE que foi aparente ao longo de toda a duração da gestação. Como os partos próximos ao termo são mais comuns que partos prematuros, os primeiros representam uma percentagem maior de casos de NEE. Nossas descobertas têm implicações importantes para a prática clínica em relação ao planejamento de tempo dos partos eletivos."

A última frase da conclusão traz um ponto muito importante.

Para o resumo completo, clique aqui.

PloS Medicine 7(6): e1000289, 8 de junho de 2010 © 2010 MacKay et al
Gestational Age at Delivery and Special Educational Need: Retrospective Cohort Study of 407,503 Schoolchildren. Daniel F. MacKay, Gordon C. S. Smith, Richard Dobbie e Jill P. Pell. Correspondências para Jill Pell: j.pell@clinmed.gla.ac.uk

Categoria: W. Gravidez/Nascimento/Planejamento Familiar. Palavras-chave: idade gestacional, parto, necessidade de educação especial, coorte retrospectivo, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor 2 de julho de 2010. Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.