Genotipagem por warfarin reduz taxas de hospitalização

Este estudo foi projetado para determinar se o teste de genotipagem para pacientes iniciando tratamento com warfarin reduz a incidência de hospitalizações, inclusive daquelas devido a sangramento ou tromboembolismo. Variações genotípicas em CYP2C9 e VKORC1 demostraram prever a dosagem de warfarin, mas nenhum estudo de grande escala avaliou prospectivamente a eficácia clínica da genotipagem em ambientes naturais nos EUA. Este estudo nacional prospectivo de eficácia comparativa comparou a incidência de hospitalização por 6 meses de pacientes que receberam genotipagem para warfarin (n = 896) versus um grupo de controle pareado histórico (n = 2.688). Para avaliar mudanças temporárias nos resultados do tratamento com warfarin, uma análise secundária comparou os resultados com 2 grupos de controle externos obtidos durante os mesmos 2 períodos.

Comparados ao grupo de controle histórico, o coorte genotipado teve 31% menos hospitalizações no total (taxa de risco ajustada HR: 0,69, significativo) e 28% menos hospitalizações por sangramento ou tromboembolismo (HR: 0,72, significativo) durante o período de acompanhamento de 6 meses. Achados de uma análise por protocolo foram ainda mais fortes: risco 33% mais baixo de hospitalização por todas as causas (HR: 0,67, significativo) e risco 43% mais baixo de hospitalização por sangramento ou tromboembolismo (HR: 0,57, significativo) nos pacientes que foram genotipados. Durante o mesmo período, não houve diferença nos resultados entre os 2 grupos de controle externos.

Os pesquisadores concluíram que: "A genotipagem por warfarin reduziu o risco de hospitalização nos pacientes ambulatoriais iniciando warfarin."

Mais benefícios da genotipagem. O uso deste teste pode depender dos custos, mas a economia aparenta ser impressionante.

Para o resumo completo, clique aqui.

J Am Coll Cardiol publicado online em 30 de março de 2010 55:2804-2812 © 2010 pela American College of Cardiology
Warfarin Genotyping Reduces Hospitalization Rates Results From the MM-WES (Medco-Mayo Warfarin Effectiveness Study). Robert S. Epstein, Thomas P. Moyer, Ronald E. Aubert et al. Correspondências para Robert Epstein: Robert_Epstein@medco.com

Categoria: B. Sangue/Órgãos Formadores do Sangue/Mecanismos Imunes. Palavras-chave: varfarina, genotipagem, farmacogenômica, eficácia comparativa, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor 2 de julho de 2010. Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.