Ácido tranexâmico reduz risco de morte em pacientes com hemorragia traumática

O ácido tranexâmico pode reduzir o sangramento em pacientes que se submetem a cirurgia eletiva. Pesquisadores avaliaram os efeitos da administração precoce de uma dose curta de ácido tranexâmico em relação à morte, a eventos oclusivos vasculares, e ao recebimento de transfusão de sangue em pacientes traumáticos.

Este ensaio clínico randomizado foi realizado em 274 hospitais em 40 países. Foram 20.211 pacientes adultos traumáticos com, ou em risco de sangramento significativo randomicamente assinalados, dentro de 8 h da lesão, a receber ácido tranexâmico (dose de carga 1 g por 10 min seguida de infusão de 1 g por 8 h) ou placebo correspondente.

A randomização foi balanceada pelo centro, com uma sequência de alocação baseada num tamanho de bloco de oito pacientes, por um gerador de números aleatórios de computador. Tanto os participantes quanto a equipe do estudo (pesquisadores locais e equipe do centro de coordenação do ensaio) não tiveram acesso à alocação do tratamento. 10.096 pacientes foram assinalados para o ácido tranexâmico e 10.115 para placebo, dos quais 10.060 e 10.067, respectivamente, foram assinalados.

A mortalidade por todas as causas foi significativamente reduzida com o ácido tranexâmico (14,5% do grupo do ácido tranexâmico vs 16,0% do grupo do placebo; risco relativo 0,91). O risco de morte devido a sangramento foi significativamente menor (4,9% vs 5,7%; risco relativo 0,85).

Os pesquisadores concluíram que: "O ácido tranexâmico reduziu de forma segura o risco de morte por hemorragia traumática nos pacientes deste estudo. Com base nestes resultados, o ácido tranexâmico deveria ser considerado para o uso em pacientes com hemorragia traumática."

Embora provavelmente seja relevante apenas para clínicos gerais envolvidos em controle de traumas, é válido que isto seja conhecido e acompanhado por todos.

Para o resumo completo, clique aqui.

The Lancet publicado online em 15 de junho de 2010 © Elsevier Ltd 2010
Effects of tranexamic acid on death, vascular occlusive events, and blood transfusion in trauma patients with significant haemorrhage (CRASH-2): a randomised, placebo-controlled trial. Colaboradores do ensaio CRASH-2.

Categoria: B. Sangue/Órgãos Formadores do Sangue/Mecanismos Imunes. Palavras-chave: ácido tranexâmico, efeitos, morte, efeitos oclusivos vasculares, transfusão de sangue, trauma, hemorragia, ensaio controlado por placebo, randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor 2 de julho de 2010. Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.