Eficácia e segurança da vitamina D em dose alta de curto prazo

O objetivo deste estudo por pesquisadores de Melbourne (Austrália) foi comparar a eficácia e segurança de um curso de colecalciferol oral por 10 dias em dose alta versus um de 3 meses em dose baixa contínua numa população deficiente de vitamina D.

Cinquenta e nove pacientes internados com deficiência de vitamina D [25(OH)D no soro = 50 nmol/L] foram inscritos num estudo prospectivo, randomizado e de rótulo aberto. Os participantes foram inscritos randomicamente num regime de dose alta de colecalciferol 50 000 IU diárias por 10 dias ou um regime de 3 meses de dose baixa contínua de colecalciferol em 3000 IU diárias por 30 dias, seguidas por 1000 IU diárias por 60 dias. Ambos os grupos receberam citrato de cálcio 500 mg diário. Vinte e seis pacientes completaram o estudo dentro de 3 ± 1 meses.

Os aumentos médios no 25(OH)D no soro foram semelhantes tanto nos grupos de dose alta como nos de dose baixa (para 55 v 51 nmol/L, respectivamente). Não houve diferença significativa na proporção de indivíduos que mantiveram as concentrações de 25(OH)D no soro maiores do que 50 nmol/L entre os grupos de dose alta e baixa.

Ocorreu hipercalciúria (cálcio urinário maior que 7,5 mmol/dia) em três pacientes (dois de dose baixa, um de dose alta), enquanto a insuficiência renal piorou em um paciente. Nenhum paciente desenvolveu hipercalcemia (cálcio corrigido maior que 2,6 mmol/L), toxicidade à vitamina D (25(OH)D maior que 200 nmol/L) ou nefrolitíase durante o estudo.

Os pesquisadores concluíram que: "Tanto o regime de colecalciferol por 10 dias em dose alta como o de 3 meses em dose baixa aumentaram de forma eficaz o 25(OH)D no sangue até dentro da faixa normal. O regime de alta dose pode ser uma alternativa eficaz e barata para pacientes com deficiência de vitamina D."

Os autores dizem que esta pode ser uma alternativa mais eficaz e barata, mas também mais conveniente. A dosagem continua terá que ser trabalhada.

Para o resumo completo, clique aqui.

MJA 192 (12): 686-689, 21 de junho de 2010 © The Medical Journal of Australia 2010
Efficacy and safety of oral continuous low-dose versus short- term high-dose vitamin D: a prospective randomised trial conducted in a clinical setting. Kathryn L Hackman, Claudia Gagnon, Roisin K Briscoe, Simon Lam, Mahesan Anpalahan e Peter R Ebeling. Correspondências para Peter Ebeling: peterre@unimelb.edu.au

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: eficácia, segurança, oral, contínua, dose baixa, dose alta, vitamina D, estudo prospectivo randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor 2 de julho de 2010 Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.