Fisioterapia e exercícios caseiros para doença crônica do manguito rotador

As lesões do manguito rotador são comuns no atendimento primário. Este grupo de pesquisadores australianos testou a eficácia de um programa de terapia manual e tratamento com exercícios comparado ao realizado por fisioterapeutas em pacientes com problemas crônicos do manguito rotador num ensaio randomizado, cego para participante e único avaliador, controlado por placebo.

O grupo do tratamento ativo envolveu terapia manual e um programa de exercícios em casa. O tratamento placebo envolveu terapia inativa de ultrassom e aplicação de um gel inerte. Ambos os grupos tiveram 10 sessões de tratamento padronizado individual ao longo de 10 semanas. Nas 12 semanas seguintes, o grupo ativo continuou o programa de exercícios em casa e o grupo do placebo não recebeu tratamento.

Os autores relatam que: "112 (93 por cento) participantes completaram o ensaio de 22 semanas. Em 11 semanas não foram encontradas diferenças entre os grupos para mudança na dor no ombro e índice de deficiência (3,6) ou mudança na dor (0,7). Ambos os grupos mostraram melhoras significativas. Mais participantes no grupo ativo relataram um resultado bem-sucedido (definido como ‘muito melhor’), embora a diferença não tenha sido estatisticamente significativa: 42 por cento (24/57) dos participantes ativos e 30 por cento (18/61) dos participantes do placebo (risco relativo 1,43).

O grupo ativo mostrou uma melhora significativamente maior na dor no ombro e no índice de deficiência do que o grupo do placebo em 22 semanas (diferença entre grupos 7,1, 0,3 a 13,9), embora não tenha existido diferença significativa entre os grupos para mudança na dor (0,9) ou para a porcentagem de participantes relatando um resultado de tratamento bem-sucedido (risco relativo 1,39). Vários resultados secundários favoreceram o grupo ativo, incluindo dor no ombro e a pontuação de função do índice de deficiência, força muscular, interferência em atividades, e qualidade de vida."

Os autores concluíram que: "um programa padronizado de terapia manual e exercícios caseiros não ofereceu benefícios adicionais imediatos para dor e função comparado a um tratamento de placebo realista que controlou para o contato com terapeutas em adultos de meia idade ou mais velhos com doença crônica do manguito rotador.

Contudo, melhoras maiores foram aparentes no acompanhamento, particularmente na função do ombro e na força, sugerindo que os benefícios com o tratamento ativo levam mais tempo para se manifestar."

Este ensaio clínico randomizado mostra nenhum benefício imediato e apenas modestos benefícios de longo prazo de uma rotina de terapia física padronizada e programa de exercícios em casa. [sic]

Para o resumo completo, clique aqui.

BMJ 340:c2756, 8 de junho de 2010 © 2010 Bennell et al.
Efficacy of standardised manual therapy and home exercise programme for chronic rotator cuff disease- randomised placebo controlled trial. Kim Bennell, Elin Wee, Sally Coburn, et al. Correspondências para K Bennell: k.bennell@unimelb.edu.au

Categoria: M. Músculo-Esquelético. Palavras-chave: manguito rotador, tendinite crônica do manguito rotador, terapia física, exercício caseiro, fisioterapia, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 2 de julho de 2010. Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.