Zinco

Na edição de 1º de maio de 2009 da American Family Physician há uma revisão clínica intitulada Zinco: Um Micronutriente Essencial por Robert B Saper e Rebecca Rash que assim começa: "O zinco é um micronutriente essencial para o metabolismo humano que catalisa mais de 100 enzimas, facilita o dobramento de proteínas, e ajuda a regular a expressão genética. Pacientes com desnutrição, alcoolismo, doença inflamatória intestinal, e síndromes de má-absorção correm risco aumentado de deficiência de zinco. Os sintomas da deficiência de zinco não são específicos, incluindo retardo no crescimento, diarreia, alopecia, glossite, distrofia da unha, imunidade baixa, e hipogonadismo em homens.

"Nos países em desenvolvimento, o suplemento de zinco pode ser eficaz para a prevenção de infecção do trato respiratório superior e diarreia, e como um tratamento adjunto para diarreia em crianças desnutridas. O zinco em combinação com antioxidantes pode ser modestamente eficaz em retardar a progressão da degeneração macular intermediária e avançada relativa à idade. O zinco é um tratamento eficaz para a doença de Wilson.

Os dados atuais não apoiam a suplementação de zinco como eficaz para infecção do trato respiratório superior, cicatrização de ferimentos, ou vírus da imunodeficiência humana. O zinco é bem tolerado nas doses recomendadas. Os efeitos adversos do uso de doses altas de zinco a longo prazo incluem supressão da imunidade, diminuição dos níveis de colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL), anemia, deficiência de cobre, e possivelmente complicações genitourinárias."

Para a revisão completa, clique aqui.

American Family Physician 79(9):768-772 © 2009 American Academy of Family Physicians
Zinc: An Essential Micronutrient. Robert B Saper e Rebecca Rash. Correspondências para Robert Saper: robert.saper@bmc.org

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: essencial, micronutriente, zinco, revisão clínica.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália Publicado em Global Family Doctor 25 de junho de 2010. Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.