Dieta protetora para a prevenção do mal de Alzheimer

Estes autores dos EUA avaliaram a associação entre combinação de alimentos e risco de mal de Alzheimer (DA) num estudo de coorte prospectivo. Como os alimentos não são consumidos isoladamente, a análise do padrão de dieta (DP) da combinação de alimentos, levando em consideração as interações entre componentes alimentares, pode oferecer vantagens metodológicas. Os participantes foram 2148 indivíduos idosos em comunidades (com 65 anos de idade) sem demência que forneceram informações dietárias e foram prospectivamente avaliados com as mesmas medições neurológicas e neuropsicológicas padronizadas aproximadamente a cada 1,5 anos.

Eles descobriram que: "Duzentos e cinquenta e três indivíduos desenvolveram DA durante um acompanhamento de 3,9 anos. Identificamos uma DP fortemente associada a risco reduzido de DA: comparados aos indivíduos no tercil mais baixo de aderência a este padrão, a taxa de risco de DA para indivíduos no tercil mais alto de DP foi de 0,62 após ajuste de multivariáveis. Esta DP caracterizou-se por maior consumo de molho para saladas, nozes, peixe, tomates, frango, vegetais crucíferos, frutas, e vegetais folhosos escuros e verdes e um consumo menor de laticínios ricos em gordura, carne vermelha, carne de órgãos e manteiga.”

Os autores concluíram que: "A consideração simultânea do conhecimento anterior quanto a nutrientes potencialmente relativos ao DA e múltiplos grupos alimentares pode ajudar na identificação de combinações alimentares associadas ao risco de DA."

Este padrão dietário também é associado a menor risco de diabetes e doenças cardíacas.

Para o resumo completo, clique aqui.

Arch Neurol 67(6):699-706, Junho de 2010 © 2010 para a American Medical Association
Food Combination and Alzheimer Disease Risk-A Protective Diet. Yian Gu, Jeri W. Nieves, Yaakov Stern, Jose A. Luchsinger, Nikolaos Scarmeas. Correspondências para Dr. Scarmeas: ns257@columbia.edu

Categoria: N. Neurológico. Palavras-chave: dieta, mal de Alzheimer, idosos, risco, estudo de coorte prospectivo, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 29 de junho de 2010. Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.