Consultas de acompanhamento hospitalar e resultado de pacientes não são uma panacéia

A diminuição da reinternação hospitalar e da mortalidade dos pacientes após liberação do hospital é importante ao se oferecer um atendimento de saúde de qualidade. Intervenções recentemente propostas pelos Centros de Serviços Medicare e Medicaid estadunidenses para reduzir reinternações hospitalares evitáveis incluem oferecer aos pacientes instruções claras de alta e consultas para visitas de acompanhamento convenientes. Para este estudo, os autores dos EUA revisaram as instruções de alta hospitalar para pacientes de medicina geral que receberam alta em 2006 (n = 4989), e determinaram se detalhes específicos de consulta e acompanhamento foram documentados.

Eles descobriram que: "Dos 4989 resumos de alta, 3037 (60,9%) continham instruções para uma consulta de acompanhamento. Nenhuma diferença foi encontrada entre aqueles com uma consulta de acompanhamento documentada versus sem ela quanto à readmissão hospitalar, visitas ao departamento de emergência, ou mortalidade 30 dias após a alta. Contudo, aqueles com uma consulta de acompanhamento documentada tinham uma probabilidade levemente maior de mostrar um efeito adverso (reinternação hospitalar, visita ao departamento de emergência, ou morte) dentro de 180 dias após a alta.”

Os autores concluíram que: "Processos melhorados de alta, incluindo o planejamento de visitas hospitalares de acompanhamento, não parecem melhorar as taxas de reinternação ou de sobrevivência em pacientes de medicina geral. Logo, os esforços nacionais para garantir o acompanhamento de todos os pacientes após a alta hospitalar podem não ser benéficos ou econômicos."

Estes dados observacionais não demonstram causalidade, mas de fato apontam que a intervenção de fornecer consultas de acompanhamento após a alta hospitalar é de benefício não comprovado.

Para o resumo completo, clique aqui.

Arch Intern Med 170(11):955-960, 14 de junho de 2010 © 2010 para a American Medical Association
Effect of Hospital Follow-up Appointment on Clinical Event Outcomes and Mortality. Carrie A. Grafft, Furman S. McDonald, Kari L. Ruud, Juliette T. Liesinger, Matthew G. Johnson, James M. Naessens.

Categoria: HSR. Pesquisa em Serviços de Saúde. Palavras-chave: hospital, reinternação, mortalidade, qualidade de atendimento, consultas de acompanhamento, estudo de coorte, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 29 de junho de 2010. Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.