Fisiologia e aplicações clínicas da leptina

Na edição de 19 de janeiro de 2010 dos Anais de Medicina Interna está presente um ensaio clínico entitulado O Papel da Leptina na Fisiologia Humana: Aplicações Clínicas Emergentes por Theodore Kelesidis, Iosif Kelesidis, Sharon Chou, e Christos S. Mantzoros que inicia: A Leptina é um hormônio secretado pelo tecido adiposo em proporção direta à quantidade de gordura no corpo. Os níveis de leptina circulantes servem como um medidor de estoques de energia, dessa forma direciona a regulação da homeostase energética, a função neuroendócrina e o metabolismo.

"Pessoas com deficiência congênita são obesas, e o tratamento com leptina resulta em dramáticas perdas de peso através da diminuição de ingestão de alimentos e do possível aumento de gasto energético. Entretanto, a maioria das pessoas obesas são resistentes aos efeitos de redução de peso proporcionados pela leptina. Estudos recentes indicam que a leptina é fisiologicamente mais importante como um indicador de deficiência de energia, em vez de excesso de energia, e pode mediar a adaptação, impulsionando a diminuição de ingestão de alimentos e conduzindo a função neuroendócrina para conversar com a energia, assim como o hipogonadismo hipotalâmico para prevenir a fertilização. Estudos atuais investigam o papel da leptina no processo de perda de peso, visto que pessoas que perderam peso recentemente sofreram relativa deficiência de leptina, o que pode ocasionar a recuperação de peso. Deficiência de leptina também é evidente em pacientes que sofrem com amenorréia hipotalâmica, induzida por exercícios ou dieta, e lipoatrofia. A reposição de leptina em doses fisiológicas restitui a menstruação ovulatória em mulheres com amenorréia hipotalâmica e melhora a disfunção metabólica em pacientes com lipoatrofia, incluindo lipoatrofia associada a AIDS ou terapia antirretroviral altamente ativa. As aplicações da leptina continuam a crescer e, finalmente, serão usadas em breve terapeuticamente”.

Para o ensaio completo, clique aqui.

Anais de Medicina Interna 152(2):93-100 © 2010 para American College of Physicians
O Papel da Leptina na Fisiologia Humana: Aplicações Clínicas Emergentes. Theodore Kelesidis, Iosif Kelesidis, Sharon Chou, e Christos S. Mantzoros. Correspondência para Dr. Mantzoros: cmantzor@bidmc.harvard.edu

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: leptina, células adiposas, energia, lipoatrofia, neuroendocrinologia, ensaio clínico.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio Publicado em Global Family Doctor, 6 de Agosto de 2010